Fale com a gente

Municípios Investimento

Maripá prepara estrutura física e equipe técnica para enfrentamento ao coronavírus

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Secretaria de Saúde tem se adequado aos novos protocolos de atendimento. Além da capacitação e ampliação da equipe de profissionais para suprir a demanda em saúde, também estão sendo feitos investimentos na estrutura física, para criar novos leitos exclusivos aos casos suspeitos de coronavírus, já que eles devem ficar isolados dos demais.

“Estamos preparados para atender os possíveis casos de Covid-19 que possam surgir em nosso município, sem deixar de assistir todas as outras demandas que já temos na saúde. Todos os investimentos que estão sendo feitos devido ao coronavírus vão continuar sendo utilizados depois da pandemia, já que estamos adequando a estrutura para as necessidades da secretaria”, ressalta o prefeito Anderson Bento Maria.

Para comandar as ações relacionadas à pandemia, o município instituiu um Comitê Gestor do Plano de Contingenciamento em Saúde do Covid-19. Além disso, a Secretaria de Saúde cumpre rigorosamente as orientações e protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA/PR). Estão sendo distribuídos os Equipamento de Proteção Individual (EPIS’s) necessários para os profissionais e pacientes, bem como viabiliza a realização de exames laboratoriais através do Lacen e disponibiliza o afastamento das atividades laborais para pacientes suspeitos e contato intradomiciliares.

 

LEITOS AMPLIADOS

Para adequar a estrutura física de atendimento, o Pronto Atendimento 24 horas conta agora com um ambiente de isolamento exclusivo para a Covid-19 para o caso de pacientes graves. Além disso, a ala de enfermaria foi ampliada, criando sete leitos em uma nova ala – um de pediatria, três femininos e três masculinos -, além de uma sala para procedimento de inalação/nebulização.

“Como os pacientes suspeitos com coronavírus não podem entrar em contato com os demais, esta foi a maneira definida para distanciar esses pacientes e prover atendimento exclusivo à sua apresentação clínica”, explica Andréia.

Caso a capacidade seja extrapolada, o município já possui planejamento de aumento dos leitos com a implementação de hospital de campanha.

 

EQUIPAMENTOS

Em caso de necessidade, Maripá está equipado com três respiradores artificiais, equipamentos extremamente necessários ao atendimento do paciente com coronavírus, visto que a doença impacta diretamente no sistema respiratório.

Para melhor funcionamento dos respiradores e pleno atendimento aos pacientes com problemas respiratórios, um investimento de R$ 32 mil foi realizado para a instalação do sistema de gases medicinais a serem instalados em cada cômodo, dando suporte ao pleno funcionamento dos três respiradores.

 

FLUXO DE ATENDIMENTO

Além de todas estas ações foram definidos fluxos diferentes de atendimento aos pacientes com sintomas respiratórios dentro de cada unidade de saúde, sendo determinado consultórios dedicados para atendimento destes pacientes em containers (sendo um ligado ao centro de saúde e outro ao posto de saúde de Pérola Independente) e na unidade de Candeia foi necessária desativar temporariamente a Sub Prefeitura para instalação do consultório exclusivo.

 

EQUIPE QUALIFICADA 

Os profissionais de saúde estão passando por treinamento constante a cada nova atualização dos protocolos de atendimento emitidos pelo Ministério da Saúde.

 

NOVOS PROFISSIONAIS

Para atendimento de emergências de enfrentamento ao coronavírus, o Governo Municipal abriu um chamamento público para a contratação temporária de novos médicos e técnicos de enfermagem. As empresas interessadas em prestar serviços devem fazer a solicitação ao Departamento de Compras pelo e-mail compras@maripa.pr.gov.br ou pelo número (44) 3687-1262. O edital pode ser consultado no site www.maripa.pr.gov.br, no link Licitações.

 

MONITORAMENTO

Em Maripá, 24 casos foram notificados por apresentarem sintomas gripais. Destes, 10 já foram liberados do isolamento domiciliar e os demais continuam em casa sendo monitorados através de ligações telefônicos e mensagens a cada 48h ou menos quando necessário. Eles apresentam sintomas de leves a moderados. Dois deles passaram por exame para o coronavírus e foram descartados.

 

LIGUE ANTE

No caso de dúvidas, a Secretaria de Saúde solicita ao paciente que ligue para os números (44) 3687-1133 ou (44) 3687-1572 ou pelo Skype saúde.maripa@hotmail.com (de segunda a sexta no horário de expediente) e (44) 3687-1861 (à noite, fins de semana e feriados). Também será realizada visita domiciliar para os casos moderados.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente