O Pronto Atendimento 24 Horas passa a contar com um aparelho de Raio X portátil para auxiliar nos diagnósticos por imagem de pacientes atendidos na unidade de urgência e emergência de Maripá. O equipamento foi recebido do Governo Estadual por meio da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA/PR). A entrega foi realizada nesta terça-feira (19), no Pronto Atendimento, com a presença de servidores, secretários municipais, vereadores; representantes do Ciscopar e da 20ª Regional de Saúde; e representante do deputado estadual, Marcel Micheletto.
Segundo a secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller, este raio X é um aparelho de pequeno porte, por isso, ele é usado para situações específicas como identificar fraturas de dedos, por exemplo. “Por ser um equipamento portátil, os exames poderão ser feitos no próprio leito do paciente, o que vai facilitar e agilizar os diagnósticos e diminuir os encaminhamentos para clínicas fora do município”, explica.
O aparelho foi cedido inicialmente ao Ciscopar e não havia sido utilizado pelo órgão até então. “Quando tomamos conhecimento disso, entramos com um pedido de cessão de uso junto à SESA e com a intervenção do deputado estadual Marcel Micheletto, agora estamos sendo contemplados com mais este aparelho para equipar o nosso Pronto Atendimento”, destacou o prefeito Anderson Bento Maria.
O diretor da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli, também esteve presente representando a SESA/PR. “Maripá está de parabéns por dispor deste espaço e oferecer serviços de saúde de qualidade. Quem ganha com isso é a sua população”, relatou.
Para o secretário executivo do Ciscopar, Valter Donasolo, o repasse do aparelho vem de encontro com a política de descentralização dos serviços do Governo do Estado, da qual o Ciscopar é parceiro. “Maripá conta com uma estrutura excelente no Pronto Atendimento e temos certeza que esse aparelho vai ser muito bem utilizado, atendendo às demandas de toda a população da cidade”, relatou.
Com assessoria