Municípios Coronavírus

Maripá restringe ainda mais medidas de enfrentamento à pandemia, mas comércio continua aberto

(Foto: Divulgação)

O Comitê Gestor do Plano de Contingenciamento em Saúde da Covid-19 de Maripá se reuniu na tarde desta quarta-feira (1°) e definiu que não irá acatar o decreto do Governo do Estado do Paraná. Sendo assim, os comércios continuam abertos, porém uma série de novas medidas mais restritivas de enfrentamento serão adotadas. Como o atual decreto tem validade no domingo (5), um novo documento será publicado para valer a partir de segunda-feira (6).

A decisão leva em conta a realidade local. Maripá conta com medidas ainda mais restritas que as estabelecidas pelo decreto estadual, além de uma equipe de fiscalização muito maior que se for delegado apenas à Polícia Militar, como determina o documento, que não tem efetivo e nem estrutura para realizar este trabalho sozinha. Junto a isso, muito dos estabelecimentos definidos como não essenciais não existem na cidade, como shoppings e galerias.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

Por outro lado, consentiu-se que é conveniente restringir as medidas de enfrentamento que já vem sendo aplicadas. Veja algumas mudanças que passarão a valer a partir da próxima segunda-feira:

• Reduzir para cinco o número de pessoas permitidas em residências, além dos moradores da casa;

• Toque de recolher das 20h às 6h da manhã, exceto para trabalhadores que precisam circular neste horário;

• Bares e lanchonetes permitido atendimento até às 20h e após este horários apenas delivery, sendo proibida a retirada no local;

• Permitida o acesso de apenas uma pessoa de cada família em supermercados e proibida a entrada de crianças até 12 anos nestes estabelecimentos;

• Reforçar ainda mais a fiscalização que já vem sendo feita;

• Ampliar as campanhas de conscientização quanto a estas medidas;

• Um plano de contingência será elaborado para a realização dos velórios, onde serão permitidos sua realização apenas em prédios públicos pré-estabelecidos e aprovados pela vigilância sanitária.

 

DESINFECÇÃO

A Administração Municipal está organizando uma equipe de trabalho para realizar a desinfecção de locais públicos com maior circulação de pessoas como medida complementar as já adotadas, entre elas unidades de saúde, supermercados, farmácias, laboratórios, lotérica, correios entre outros. O trabalho vai começar assim que definidos todos os detalhes.

 

Com assessoria

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO