Ford Ka 2020
Municípios 10º caso do ano

Matelândia registra caso de febre maculosa, diz Secretaria Estadual de Saúde

(Foto: Reprodução/ RPC Foz do Iguaçu)

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou, nesta segunda-feira (11), um caso de febre maculosa em Matelândia. De acordo com a Sesa, esse é o 10º caso confirmado no estado neste ano.

Conforme a secretaria, a doença febril infecciosa é transmitida pelo carrapato-estrela. A febre maculosa é grave e, se não tratada adequadamente, pode evoluir para quadros graves e levar a pessoa à morte.

O último registro da doença na região oeste foi em 2012, em Medianeira, segundo a secretaria.

Casa do eletricista TRATAM. E ACESS.

Entenda a doença

Ciclo da febre maculosa envolve carrapatos e capivara — Foto: Amanda Paes/G1

Ciclo da febre maculosa envolve carrapatos e capivara — Foto: Amanda Paes/G1

O paciente

De acordo com Sesa, o paciente que teve a doença é um agricultor. O homem, de 34 anos, procurou o posto de saúde em setembro com os sintomas da doença.

De acordo com a enfermeira da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, também no oeste, Vanessa Cavalca Presa, desde o início da suspeita o paciente recebeu tratamento com antibiótico específico e fez os exames necessários.

“O mais importante foi, nessa detecção do diagnóstico clínico e epidemiológico, por termos casos aqui no Paraná, ter iniciado esse tratamento o mais rápido possível. Porque é uma doença que pode levar a óbito, se não tratada desde o início dos sintomas”, disse.

Febre maculosa

Segundo a Sesa, os sintomas da doença são febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, náuseas e vômito e manchas avermelhadas na pele.

Se o paciente perceber os sintomas, principalmente se tiver uma picada de carrapato, deve procurar uma unidade de saúde imediatamente, segundo a enfermeira.

A secretaria ainda destaca que o carrapato-estrela se “hospeda” em animais como bois, cavalos, capivaras e cachorros e, por meio deles, entra em contato com as pessoas.

Normalmente, conforme a Sesa, o carrapato infectado é encontrado em locais próximos a matas.

Com RPC Foz do Iguaçu

TOPO