Um tornado de categoria F0 — o mais fraco na Escala Fujita, com ventos entre 64 km/h e 116 km/h — foi confirmado em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A classificação foi feita por meteorologistas do Simepar, que analisaram imagens de radar e o vídeo do estrago no último sábado (7).
Apesar dos danos nenhum oficialmente registrado pela Defesa Civil que não prestou atendimento para vitimas. Tornados dessa intensidade costumam provocar destelhamentos pontuais, queda de galhos e danos leves a estruturas como placas e outdoors, geralmente com curta duração e sem destruição estrutural severa.
Um vídeo de câmera de segurança mostra o instante em que o telhado de uma casa é arrancado pela força do vento na tarde de sábado (7), nas proximidades do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
Nas imagens, duas pessoas aparecem no terreno, e tentam se esconder perto de veículos, quando uma rajada intensa atinge o imóvel e lança completamente a cobertura ao chão. Toda a ação dura menos de 10 segundos.
Os dados de radar no momento da passagem do fenômeno reforçam a avaliação dos especialistas e convergem para a classificação de tornado categoria F0.

Com Catve
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp