Fale com a gente

Municípios Até dia 20

Miss Quatro Pontes levanta bandeira social com doação de sangue

Publicado

em

Miss Quatro Pontes, Stéfani Francener Lippert, escolheu dedicar seu reinado às causas sociais: “Doar sangue é um grande ato de solidariedade” (Foto: Vanderleia Kochepka)

 

A Miss Quatro Pontes, Stéfani Francener Lippert, escolheu dedicar seu reinado para as causas sociais, participando inclusive de trabalhos ligados a entidades, clubes de serviços e outros. A primeira bandeira levantada por ela diz respeito à campanha em apoio à doação de sangue, que iniciou ontem (10) e segue até o próximo dia 20, com o apoio da Secretaria de Saúde.

Stéfani conta que tomou a decisão de ser a nova embaixadora do projeto porque doar sangue é um grande ato de solidariedade. “Com apenas uma doação é possível salvar até quatro vidas”, diz, destacando que “para participar os agendamentos devem ser feitos diretamente comigo, por meio do telefone (45) 98800-8098. A prefeitura, através da Secretaria de Saúde, disponibilizará transporte gratuito até o Banco de Sangue, em Toledo, onde será feita uma avaliação prévia em ambulatório, a fim de detectar alguns impedimentos, como doenças. Essa entrevista é particular e os dados são mantidos em total sigilo. A doação de sangue também não causa prejuízo ao organismo”.

Stéfani salienta que no Brasil os índices de doação são baixíssimos, ou seja, os bancos de sangue operam no limite e a falta de estoque em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e procedimentos, além de comprometer a vida. “Menos de 10% de todo o nosso sangue é coletado e o procedimento é relativamente simples e tranquilo”, assegura.

 

MEDULA ÓSSEA

Além da doação de sangue, a Miss Quatro Pontes é embaixadora do projeto de doação de medula óssea. “Quando o secretário de Administração, vice-prefeito Tiago Hansel, comentou comigo a ideia de realizarmos a campanha, achei interessante. Eu não tinha conhecimento total sobre o assunto, mas estava disposta a me informar e auxiliar neste ato de solidariedade perante a nossa comunidade. Muitos sabem apenas que é possível doar, mas não têm conhecimento sobre como o procedimento é feito, nem os meios para realizar a doação e nem da importância desta ação”, aponta.

Stéfani explica que a medula óssea é responsável pela produção dos componentes do sangue. Por intermédio da doação, esclarece, as células do sangue podem ser usadas em transplantes de medula óssea para o tratamento de doenças do sangue, como a leucemia, e alguns tipos de câncer, a exemplo do linfoma e mieloma, podendo, em certos casos, representar a cura para algumas destas doenças.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente