Fale com a gente

Municípios Formalização de parceria

Municípios estão prestes a custear UTIs a pacientes com coronavírus

Publicado

em

Presidente do Ciscopar, prefeita Cleci Loffi, acompanhada por demais autoridades na reunião por videoconferência na segunda-feira (06): diálogo entre gestores busca agilizar formalização de parceria (Foto: Divulgação)

Uma proposta em discussão desde a semana passada deve ser concluída em breve. Trata-se da utilização de 16 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Bom Jesus, na cidade de Toledo, para o tratamento de pacientes com coronavírus. Uma nova reunião por videoconferência aconteceu na segunda-feira (06) entre os prefeitos de municípios da área atendida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar).

De acordo com a presidente do Ciscopar e prefeita de Mercedes, Cleci Loffi, o diálogo ocorre uma vez que o repasse que o Governo do Estado faz é de um valor muito abaixo do que seria necessário para a manutenção dos 16 leitos. “Então, através do Ciscopar, iniciamos uma discussão e hoje estamos com duas alternativas. Uma é através do próprio Ciscopar e a outra por meio de um convênio do Fundo Municipal de Saúde dos municípios com o Fundo Municipal de Saúde de Toledo, em que faríamos um repasse em dinheiro e a Secretaria de Saúde de Toledo contrataria estes leitos do Hospital Bom Jesus”, explica.

Segundo Cleci, a definição deve ocorrer em breve. “Estamos finalizando este processo em que os municípios estarão ajudando a custear toda parte de insumos que serão utilizados nos 16 leitos. Lembrando que são leitos específicos, somente para quem tem a Covid-19 (doença decorrente do coronavírus)”, menciona a prefeita.

Segundo ela, a previsão é pelo investimento de aproximadamente R$ 380 mil por mês para o custeio. “Mas vamos pagar de acordo com a confirmação de despesas, porque este é um valor máximo. Caso não sejam utilizadas as 16 UTIs, nós vamos pagar proporcionalmente ao número de leitos do hospital”, expõe.

Na última semana as discussões também envolveram a 20ª Regional de Saúde devido à área de abrangência dos municípios que integram o Ciscopar.

 

TERMO DE PARCERIA

Conforme a presidente do Ciscopar, as discussões entram na reta final, restando o termo de parceria das prefeituras, por meio das secretarias municipais de Saúde com a Secretaria de Saúde de Toledo. “Se tudo der certo, nesta semana vamos ter oficializada a forma de pagamento do contrato, sendo que estas 16 UTIs já estão montadas no Hospital Bom Jesus, contudo em um espaço separado e não sendo próximas às demais UTIs do hospital”, diz.

Segundo Cleci, foi separado um ambiente onde antigamente eram feitas as hemodiálises. “Ali estão as 16 UTIs para poder receber os pacientes. Como sempre se fala: a preferência é de que não usemos elas, mas temos que nos garantir. Além disso, na nossa Regional também temos mais dez UTIs instaladas no município de Assis Chateaubriand. Ao todo, seriam 26 as UTIs para atender a nossa região e cientes de que tendo vagas elas poderão receber pacientes do Paraná inteiro, de acordo com as regulações que o Estado vai realizar”, frisa.

 

O Presente

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente