Fale com a gente

Municípios Reunião nos Lindeiros

Municípios se unem para cobrar ações devido às quedas de energia

Publicado

em

Presidente da Câmara de Vereadores de Pato Bragado, Adilson Manhabosco: “Somos os maiores produtores de energia elétrica, mas em contrapartida sofremos muito com essas quedas” (Foto: Divulgação)

A região Oeste do Paraná tem sua economia ainda muito baseada no agronegócio, que move com cifras de perder de vista a cadeia agropecuária, além da indústria de transformação e em consequência até mesmo outros segmentos que se beneficiam, como comércio e prestadores de serviços. Mas para produzir tanto o produtor rural como o setor industrial precisam ter condições mínimas, dentre as quais está o fornecimento regular de energia elétrica.

De alguns anos para cá, produtores começaram a observar que as quedas de luz têm sido cada vez mais constantes. O que ocorria periodicamente foi se intensificando a tal ponto que praticamente todo homem do campo hoje tem algum conhecido que já sofreu prejuízos pela interrupção de energia elétrica.

No município de Pato Bragado, em somente um dia chegaram a ser registradas 13 quedas de luz. Em Entre Rios do Oeste, o número foi um pouco menor, mas não menos significativo: nove vezes em uma manhã.

Os pedidos por investimentos para solucionar o problema já são muitos e não são de agora, mas até o momento a situação ainda permanece igual. Diante disso, vereadores da microrregião aproveitaram a recente visita do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri, para solicitar que ele intermediasse um encontro com a Copel para que fossem apresentadas as demandas regionais.

Em entrevista ao Jornal O Presente, o presidente da Câmara de Vereadores de Pato Bragado, Adilson Manhabosco, adiantou que Bakri conseguiu uma audiência com o presidente da Companhia Paranaense de Energia, Daniel Pimentel Slaviero, para, a princípio, no próximo dia 15, mas a data ainda vai ser confirmada. “O deputado Bakri está nos ajudando com isso. O encontro deve acontecer na sede do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, em Santa Helena, e acreditamos que reunirá representantes de outras cidades lindeiras para tomarmos atitudes com estas frequentes quedas de energia na região”, expõe, citando que as Câmaras de Vereadores de Pato, Entre Rios e Santa Helena estão encabeçando a iniciativa, juntamente com o líder do governo. “Somos os maiores produtores de energia elétrica, mas em contrapartida sofremos muito com essas quedas”, complementa.

Manhabosco reforça que os setores mais prejudicados acabam sendo a indústria e a agropecuária. “Muitos peixes morrem quando a energia cai porque os equipamentos param de funcionar e até voltar (o funcionamento) já ocasiona perdas devido à falta de oxigênio”, exemplifica. “As quedas são frequentes e em apenas um dia tivemos 13 interrupções de energia. Na cidade os prejuízos não são tão grandes como na agropecuária”, detalha.

O presidente do Legislativo reforça que os problemas com fornecimento de luz se acentuaram nos últimos cinco anos. “Não sabemos se aumentou o consumo de energia e a capacidade de distribuição não atende a demanda, ou se a rede está mais fraca. Queremos esclarecer isso na reunião com a Copel e cobrar uma solução”, salienta, mencionando que os pedidos de melhorias já aconteceram inúmeras vezes.

 

Presidente da Câmara de Vereadores de Entre Rios do Oeste, Jair Bokorni: “Cobramos esclarecimentos, pois há muitos problemas na região, principalmente em Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado e Mercedes” (Foto: Arquivo/OP)

 

ENTRE RIOS DO OESTE

O presidente da Câmara de Vereadores de Entre Rios do Oeste, Jair Bokorni, por sua vez, disse que no dia da inauguração da microcentral termelétrica a biogás, inaugurada pelo governador Ratinho Junior no último dia 24 de julho, já houve uma cobrança aos deputados presentes. “Cobramos esclarecimentos, pois há muitos problemas na região, principalmente em Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado e Mercedes”, pontua.

Bokorni argumenta que a ação visa promover melhorias para o setor do agronegócio, mas que também beneficiará outros setores da economia e a comunidade como um todo. “O deputado Bakri se comprometeu conosco a agendar a data”, salienta. “É importante que haja uma solução, pois a região toda ganha”, acrescenta.

Conforme o presidente do Legislativo, as queixas dos munícipes são constantes aos vereadores para que haja providências. “Somos normalmente os primeiros a ter contato com a população. Em uma manhã houve nove quedas, então fica difícil trabalhar desta forma”, conta.

 

PERDAS SIGNIFICATIVAS E NÃO RARAS

Recentemente, o suinocultor Jorge Rambo contabilizou a morte de aproximadamente 300 leitões em sua propriedade, localizada no interior de Entre Rios do Oeste, justamente por conta da interrupção no fornecimento de luz. Mas os prejuízos não param por aí, pois, segundo ele, as oscilações também prejudicam os equipamentos. “Isso é um problema antigo. Já estamos há mais de dez anos cobrando melhorias na qualidade da energia em Entre Rios e para que tenha luz trifásica, sendo que hoje ainda é monofásica. É uma luz de péssima qualidade e a oscilação é tanta que nada aguenta. A situação é muito grave, pois temos praticamente uma queda de luz por dia”, declarou, na ocasião, à imprensa.

 

Suinocultor de Entre Rios do Oeste contabilizou a morte de aproximadamente 300 leitões, recentemente, devido à falta de luz justamente no período de frio e geada (Foto: Divulgação)

 

COPEL GARANTE INVESTIMENTOS

Na inauguração da minicentral termelétrica de biogás em Entre Rios do Oeste, dentre as autoridades que prestigiaram o evento estava o governador Ratinho Junior e o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero.

Na oportunidade, o prefeito Jones Heiden adiantou em uma conversa com Slaviero, mesmo que informal, a situação no município entrerriense e na região com as quedas de luz.

Ao O Presente, o gestor municipal comentou que o dirigente da Copel garantiu que a empresa já tem no seu planejamento importantes investimentos voltados à região para solucionar o problema e melhorar o fornecimento de energia. Além disso, o presidente da companhia teria declarado que o governo estadual terá um olhar diferenciado para a região.

 

O Presente

 

Prefeito de Entre Rios do Oeste, Jones Heiden, já adiantou ao presidente da Copel a necessidade de investimentos no fornecimento de energia na região (Foto: Arquivo/OP)

 

Copyright © 2017 O Presente