Copagril – Sou agro com orgulho
Municípios Dom Severino Kögl

Museu de Nova Santa Rosa completa 35 anos

(Foto: Divulgação)
  • (Fotos: Divulgação)

  • (Fotos: Divulgação)

Nesta quinta-feira (21), o Museu Municipal Dom Severino Kögl de Nova Santa Rosa completa 35 anos de fundação. Em alusão ao aniversário do Museu, as crianças do Projeto Viver realizaram uma visita guiada ao local.

O museu está localizado na Avenida Horizontina nº 1876, e foi criado através da Lei municipal nº 164 em 21 de outubro de 1986 e implantado em uma edificação construída para esta finalidade em 1987. O Museu tem como finalidade resgatar e preservar os usos e costumes dos primeiros moradores do município de Nova Santa Rosa.

Casa do Eletricista – Black Friday

Atualmente seu acervo é composto por aproximadamente 1.800 documentos históricos, dentre eles objetos utilizados por pioneiros, fotografias e audiovisuais que registram momentos importantes da nossa história. A sede, além do museu, abriga também a biblioteca municipal. O acervo é composto por objetos, fotos e documentos sobre os pioneiros e ainda peças que retratam aspectos naturais da região.

Nied 2021 K1

O Museu foi reaberto, de forma parcial em 2018, quando recebeu algumas exposições itinerantes. No entanto, não estava adequado e necessitou ser fechado para estudo, adequações e higienização das peças. As exposições feitas foram em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e Itaipu Binacional.

CombateMax Inauguração

Após ter ficado fechado por anos o Museu Dom Severino Kögl passou por readequação, remodelação e modernização, tendo sido reaberto em 2020 para visitação. Por meio de recursos próprios da administração municipal foram investidos nas melhorias aproximadamente R$ 60 mil.

Rui Sonho nov/dez

A remodelação e modernização do Museu Dom Severino Kögl contou com: limpeza, higienização e conservação de todo o acervo; formação dos servidores para catalogar e cuidar dos objetos, instalação de forro, cortinas e iluminação interna (lâmpadas); estantes (módulos e balcões) e expositores novos; pintura interna; instalação do setor administrativo interno com disposição de funcionário, computador, mesas, armários, internet, manutenção de toda estrutura elétrica, entre outras melhorias.

Mais informações: site oficial da Prefeitura do município, no link do Departamento de Cultura.

 

Com assessoria

Grupo Costa Oeste 2021

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO