Fale com a gente

Municípios Sintomas mais intensos

Nova onda do coronavírus é duas vezes mais transmissível, alerta médico responsável por hospital de referência da região

Publicado

em

Médico Torao Takada: “A primeira onda atingia pessoas de maior idade, de 70 a 80 anos; a nova onda está atingindo o pessoal na faixa de 40 a 50 anos. Inclusive, temos pessoas com 20 anos intubadas em UTI” (Foto: Divulgação)

Responsável pelo hospital de referência para atendimento à Covid-19 na 20ª Regional de Saúde, o Hospital Bom Jesus, em Toledo, o médico Torao Takada chamou a atenção, nesta semana, para um fator observado na segunda onda de transmissões pelo novo coronavírus. “Essa nova onda do coronavírus é duas vezes mais transmissível do que a que nós tínhamos até o momento. O segundo aspecto é que a primeira onda atingia pessoas de maior idade, de 70 a 80 anos; a nova onda está atingindo o pessoal na faixa de 40 a 50 anos. Inclusive, temos pessoas com 20 anos intubadas em UTI (unidade de terapia intensiva)”, enfatiza.

Outro aspecto destacado pelo médico é que o nível respiratório de oxigenação nesta segunda onda de casos cai rapidamente. “Isso faz com que a pessoa vá mais rápido para a UTI do que ocorria na onda anterior”, pontua.

Takada menciona que a média de permanência em UTI, antes na faixa de 15 dias, saltou para em torno de 18 dias. “Outro aspecto também importante é que as UTIs na nossa região estão 100% ocupadas. Se alguém precisar de UTI hoje, se algum parente, pai ou mãe precisar de UTI, nós temos que mandar para outra região ou para outros Estados que ainda têm alguma vaga, caso do Espírito Santo. Na nossa região e nos Estados do Sul está 100% lotado. Então, o que é mais importante nesse momento é seguir todos os cuidados amplamente divulgados, como usar álcool gel, máscara e evitar aglomeração. Acho que o nosso maior problema é a aglomeração. Vamos cuidar”, enaltece.

Segundo o médico, é importante que as pessoas pratiquem exercícios e atividades físicas, mas evitem fazê-los coletivamente. “Vai caminhar, vai correr, mas vai sozinho. Se juntar cinco ou seis pessoas para caminhar ou correr, certamente se um estiver contaminado todos os outros vão se contaminar e assim por diante”, salienta.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente