O Presente
Municípios

Nova sede administrativa nacional da Sicredi Vanguarda impressiona quem passa pela 277 em Medianeira

Aão 9 milhões de “donos”, os cooperados, distribuídos em quase 3 mil agências em mais de 100 cooperativas


calendar_month 26 de abril de 2025
3 min de leitura
A sede administrativa da Sicredi Vanguarda e o desate da fita, no detalhe: prédio verde nível Platinum internacional

Alguém menos informado pode ir ao Google e digitar a seguinte pergunta: quem é o dono da Sicredi? A resposta não será simples, talvez o robô se atrapalhe na explicação, pois são 9 milhões de “donos”, os cooperados, distribuídos em quase 3 mil agências distribuídas por mais de 100 cooperativas.

A Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, sediada em Medianeira, é uma das cooperativas do sistema. E foi essa unidade que atraiu todos os olhares no último dia 11 de abril. Não era para menos, a inauguração da nova sede administrativa traduziu a dimensão que a cooperativa ganhou nos últimos anos. Os 16 mil metros quadrados de área construída, distribuidos por 40 mil metros do terreno com face para a BR 277, representam números tão grandiosos quanto os objetivos traçados para 2025: 250 mil cooperados em 100 agências.

Tamanha expansão pede uma estrutura que possa otimizar as ações de uma das cooperativas que mais cresce no país. Na nova sede o verde não está somente no logotipo centenário da Sicredi. Fiel a altos padrões de sustentabilidade, a sede ambiciona a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) no nível Platinum, a mais alta distinção dentro do reconhecimento internacional para edifícios verdes.

“Todas as diretrizes de execução e operação da edificação são pautadas nos três pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social, alinhados aos valores da Sicredi Vanguarda”, destaca o presidente Aldo Dagostim.

Com mais de 21 mil metros quadrados de área verde, o prédio conta com paisagismo planejado, que mescla espécies nativas da Mata Atlântica. Além disso, o empreendimento é equipado com um sofisticado sistema de reaproveitamento de água da chuva. O reservatório tem capacidade para armazenar até 210 mil litros de água.

ENERGIA LIMPA

A automação traz sistemas inteligentes de controle de iluminação, climatização e segurança. 852 placas fotovoltaicas se encarregam de gerar toda a energia demandada pela operação. Há um estacionamento exclusivo para veículos elétricos, patinetes e bicicletas, para incentivar o uso de meios de transporte sustentáveis. “Não é apenas uma mudança de endereço, mas o resultado do nosso crescimento e do propósito de fortalecer o Sicredi na região, sempre focados no desenvolvimento das comunidades e no bem-estar de todos. De três a quatro anos, nossa cooperativa dobra de tamanho em recursos administrados “, disse Fernando Perin, diretor-executivo da Sicredi Vanguarda.

PITACO DO PITOCO

Cascavel tem contribuição significativa no crescimento da Sicredi Vanguarda. Com a futura inauguração no bairro Cascavel Velho, local que originou a cidade, serão dez agências aqui.

Nenhum outro município do Paraná, Rio de Janeiro ou São Paulo – área de abrangência da cooperativa sediada em Medianeira – iguala Cascavel em número de agências e de cooperados.

Tal capilaridade traz proximidade, fator que valida a frase aplicada na campanha publicitária da cooperativa: “Não é só dinheiro, é ter com quem contar”.

Por Jairo Eduardo. Ele é jornalista, editor do Pitoco e assina essa coluna semanalmente no Jornal O Presente

pitoco@pitoco.com.br

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.