Fale com a gente

Municípios Atende toda a região

Núcleo do PEIEX é lançado na Unioeste em Cascavel

Publicado

em

Foto: Andrea Pasquetti

Quinta-feira (29), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sediou a cerimônia de lançamento do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex – Brasil), em parceria com a Unioeste a fim de ampliar e diversificar as exportações brasileiras na região Oeste e Sudoeste do Paraná.

A metodologia do PEIEX consiste na identificação do potencial exportador da empresa, elaboração do diagnóstico de gestão, definição do plano de trabalho orientado à exportação, implantação do plano do trabalho e conclusão do atendimento com a entrega do plano de exportação para a empresa. O PEIEX oferece ainda: diagnóstico de prontidão para a exportação, capacitações específicas relacionadas ao comércio exterior e recomendações técnicas e gerenciais.

Renan Lucas Ferras é gestor da Apex e conta que a Apex já existia na região, mas era um modelo diferente por meio da Fundação Araucária e hoje, a relação é direta com a Unioeste. “O Paraná é o 4º maior exportador do Brasil, alternando com Rio Grande do Sul. Essa região foi escolhida em função do potencial exportador, adensamento de indústria e a própria questão geográfica.”

Os atendimentos são realizados por uma equipe técnica selecionada pela Unioeste e capacitada pela Apex-Brasil. O atendimento empresarial varia de acordo com a modalidade de trabalho, podendo durar de 14 a 45 horas, e é gratuito, cabendo à empresa atendida arcar com os custos referentes à implementação das estratégias e mudanças sugeridas pela equipe técnica.

Paulo Sérgio Wolff, reitor da Unioeste falou na cerimônia de lançamento sobre a importância da Universidade. “Além de formar os profissionais nos cursos de graduação e pós-graduação, a Unioeste também tem que cumprir um papel social e nesse sentido o Peiex é um programa que fortalece nossa Universidade, dá referência e é necessário pra região.”, explica.

Para atuar no PEIEX, a Unioeste foi avaliada nos quesitos infraestrutura, possibilidade de contratação de bolsistas, capacidade de atendimento aos setores produtivos da região Oeste e Sudoeste, oferta de cursos de graduação ou pós-graduação e experiência com projetos de extensão e capacitação empresarial.

Deborah Rossoni, coordenadora de qualificação e competitividade da Apex a região oeste do Paraná possui uma diversidade de produtos com potencial para o mercado internacional. “A decisão pela escolha da Unioeste é pela sua capacidade, estrutura física e principalmente pelo seu pessoal altamente qualificado. Isso é muito importante para Apex quando decidimos ter uma instituição como parceira, levamos em conta a capacidade que a instituição tem de levar a metodologia Peiex e auxiliar na qualificação das empresas.”

O Núcleo Operacional PEIEX-Cascavel atenderá 33 municípios da região Oeste e Sudoeste do Paraná: Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Céu Azul, Corbélia, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Matelândia, Medianeira, Maripá, Marmeleiro, Missal, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Salto do Lontra, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Terra Roxa, Toledo, Tupãssi, Vera Cruz do Oeste, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Santa Helena.

Para Douglas André Roesler, coordenador do Peiex, esse é um projeto muito importante não só para Apex mas também para Unioeste, já que se trata de extensão, uma das funções da Universidade. “A partir da sua equipe já montada por 9 profissionais, ela visita, faz o diagnóstico das empresas para verificar se elas têm potencial para exportação e o objetivo do projeto é justamente esse: qualificar as empresas para exportar.”

Rafael Ogg, técnico extensionista do PEIEX fala sobre essa experiência. “É algo que não tem preço porque é possível vivenciar o dia a dia do empresário e observar o manejo da gestão. É muito agregador em termos de conhecimento prático assim como o conhecimento específico da área de comércio exterior e internacionalização da empresa.”, finaliza.

 

SOBRE O PEIEX

O PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria.

 

SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

 

Com assessoria 

Copyright © 2017 O Presente