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Municípios Comunidades escolares aprovaram

Núcleo Regional de Educação de Toledo terá oito colégios transformados em instituições cívico-militares

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Chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, José Carlos Guimarães: “Chamou a atenção a aceitação junto à comunidade escolar pela mudança no formato de ensino. Observou-se o desejo da grande maioria pela transformação dos colégios tradicionais em cívico-militares” (Foto: Divulgação)

Os oito colégios do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo selecionados pelo Estado para consulta pública foram aprovados pelas comunidades escolares e serão transformados em colégios cívico-militares a partir de 2021.

A declaração é do chefe do NRE de Toledo, José Carlos Guimarães, feita na noite desta quinta-feira (29) à reportagem de O Presente. “São três colégios de Toledo, um de Palotina, dois de Guaíra e dois de Marechal Cândido Rondon”, comenta.

De acordo com Guimarães, o processo de consulta pública transcorreu de forma tranquila nos colégios do NRE de Toledo selecionados pelo Estado. “O nosso Núcleo recebeu a indicação de oito colégios e é com muita satisfação que anunciamos que todos foram aprovados para se tornarem instituições cívico-militares, conforme aprovação de suas comunidades escolares. A partir de 2021 o Núcleo Regional de Toledo terá oito colégios cívico-militares”, enalteceu.

Ele destaca que chamou a atenção a aceitação pela mudança no formato de ensino. “Observou-se o desejo da grande maioria da comunidade escolar pela opção ao novo modelo de ensino. Em todos os colégios a maioria, ou seja, mais de 70% dos que compareceram para votar, escolheu sim para o formato cívico-militar”, mencionou. “Era uma grande vontade da maioria da população de nossa região.  Agradecemos todas as pessoas que participaram, expressaram suas opiniões, contribuindo de forma democrática para o processo”, acrescentou.

 

ESTADO

O programa de colégios cívico-militares deve ser implementado em 215 colégios estaduais de 117 municípios de todas as regiões do Paraná a partir de 2021. Do Oeste foram contemplados 12 municípios e 22 colégios, envolvendo 13.307 estudantes.

Em Marechal Rondon os colégios Marechal e Frentino Sackser serão instituições cívico-militares a partir de 2021.

A transformação para o novo formato de ensino proposto pelo Estado foi aprovada pela comunidade escolar em consulta pública realizada na terça-feira (27) e na quarta-feira (28), na sede dos educandários. No caso de um colégio de Toledo, a votação foi encerrada nesta quinta-feira.

A votação aconteceu em forma de referendo e pais, responsáveis, alunos maiores de 18 anos, professores, agentes educacionais e funcionários dos colégios tiveram direito a voto. Para ter validade, mais de 50% das pessoas aptas deveriam participar da consulta.

 

INVESTIMENTO

O investimento direcionado a cerca de 129 mil alunos que devem passar a serem atendidos em instituições cívico-militares será de cerca de R$ 80 milhões. É o maior projeto do país nessa área.

A nova modalidade de ensino funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.

Os colégios foram selecionados pela Secretaria Estadual de Educação e do Esporte (SEED). Um dos diferenciais é o aumento da carga horária curricular, com aulas extras de Português, Matemática e valores éticos e constitucionais. A lei foi aprovada neste ano pela Assembleia Legislativa do Estado, mas o programa está sendo planejado desde o ano passado.

 

OBJETIVOS

Os objetivos detalhados do novo programa passam pela garantia do cumprimento das diretrizes e metas do Plano Estadual de Educação. Entre eles estão atuação contra a violência; promoção da cultura da paz no ambiente escolar; criação de novas possibilidades de integração da comunidade escolar; garantia da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; e auxílio no enfrentamento das causas de repetência e abandono escolar.

 

O Presente

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