Fale com a gente

Municípios Comunidade jurídica

OAB-Cascavel reivindica mais juízes e funcionários à Comarca de Corbélia

Publicado

em

Foto: Divulgação

A crônica deficiência estrutural e humana do Fórum do Poder Judiciário de Corbélia – antigo problema enfrentado pela comunidade jurídica local – foi exposta durante reunião realizada na tarde desta quinta-feira (19), em Curitiba.

A reunião foi realizada na sede do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná), e contou com as presenças do presidente da OAB-PR, Cássio Lisandro Telles; do presidente da Subseção de Cascavel, Jurandir Parzianello; do vice Paulo Pegoraro e do tesoureiro Juliano Tolentino; e ainda, da advogada Tereza Cristina Richetti, representante da Comissão de Direito Tributário da OAB-Cascavel. O grupo foi recebido pelo presidente do TJ-PR, desembargador Adalberto Xisto de Oliveira.

A necessidade de mais juízes e funcionários foi exposta ao desembargador. “São necessárias providências urgentes e medidas emergenciais para sanear a demanda. A Comarca está em situação insustentável. Há completa carência de equipes e uma situação não só inadequada, mas, sobretudo, preocupante”, disse Jurandir.

Por sua vez, Telles destacou o projeto OAB Paraná Total apontou, ainda no início deste ano, as carências ora citadas. Esse diagnóstico foi feito em todas as comarcas do Estado e apontou que o Judiciário do Paraná sofre de falta de modernização, recursos humanos e capacidade de inovação, entre outros problemas.

Já o desembargador Xisto foi receptivo ao grupo e reconheceu que há necessidade de melhorias nas unidades judiciárias do Paraná, especialmente as do interior. Disse ainda que várias medidas estão sendo adotadas para a superação dos problemas e que um plano de ação será anunciado em breve para minimizar os pleitos. “Dois concursos públicos, um para a contratação de juízes e outro para a contratação de técnicos e analistas estão em andamento, o que suprirá parte das demandas”, disse. Segundo ele, medidas de gestão também serão adotadas, de forma a tentar minimizar as necessidades.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente