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Obras da BR-163 avançam e transformam a mobilidade na região

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Após a liberação do primeiro trecho de duplicação da rodovia entre Marechal Rondon e Toledo, trabalhos seguem em ritmo acelerado e com recursos de R$ 80 milhões já garantidos para este ano. Usuários da via demonstram satisfação e destacam facilidade, segurança e agilidade nos deslocamentos (Foto: O Presente)

 

Uma das obras mais esperadas pela população da região Oeste aparentemente está caminhando em ritmo mais acelerado. Importante economicamente por ligar o centro produtor de grãos do Brasil aos portos da região Sul, a rodovia BR-163, entre Marechal Cândido Rondon e Toledo, segue sendo duplicada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). No mês de maio deste ano, a autarquia liberou o tráfego de veículos ao longo de 19,4 quilômetros pavimentados de estrada, no trecho entre os dois municípios. No total, serão 38,9 quilômetros de duplicação com um investimento total estimado em R$ 375,5 milhões.

No mesmo contrato das obras de duplicação da BR-163, o viaduto de acesso à Avenida Ministro Cirne Lima, de Toledo, foi liberado no fim de abril. A obra foi projetada para desafogar o trânsito na região e tem saídas para Marechal Cândido Rondon, Novo Sobradinho, Vila Nova e também acessos para Toledo.

A adequação da rodovia que é hoje a espinha dorsal do transporte rodoviário no Estado visa beneficiar a população paranaense, que há anos reivindica a duplicação, além de melhorar a acessibilidade e gerar mais segurança para a região.

As obras começaram em outubro de 2014, mas sofreram com paralisações por falta de pagamento no ano de 2017, o que atrasou o cronograma. Agora, porém, a conclusão dos trabalhos, que antes estavam previstos para o fim do ano passado, deve ser concretizada em 2020, conforme o Dnit. Além da duplicação dos outros 19 quilômetros da rodovia, o projeto também engloba a construção de novos viadutos e trincheiras.

AVANÇOS

Quem passa pela rodovia no trecho entre Marechal Rondon e Toledo percebe inúmeras equipes de trabalho e máquinas mobilizadas em diferentes pontos do percurso. A fluidez do cronograma atual permitiu que fosse liberado para o tráfego o primeiro trecho duplicado, mais precisamente entre o viaduto da Avenida Barão do Rio Branco, em Toledo, até o distrito de Vila Ipiranga.

O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP), que acompanha o andamento do projeto, diz que o trecho liberado é relativamente pequeno, mas que o impacto está sendo positivo e os usuários já demonstram satisfação. “Temos ouvido comentários muito positivos na segurança da rodovia, de acesso às comunidades. Isso mostra a necessidade de investimentos em infraestrutura e logística de transportes em nosso país, em especial na nossa região”, destaca.

Ele comenta que o diretor-geral do Dnit, general Antônio Leite dos Santos Filho, pediu, em recente audiência com parlamentares, destreza nas obras e solicitou que os deputados tomassem conhecimento das ações programadas pelo órgão e dos investimentos públicos do Estado. “Ele, que é engenheiro, está muito satisfeito. É uma definição do governo federal de se concluir os investimentos enviados, antes de qualquer início de investimento público ou verificação pública no Brasil”, frisa. “E ele colocou com bastante entusiasmo, pediu apoio dos parlamentares na definição do orçamento do próximo período para que possamos ter recursos alocados na rodovia e que sejam suficientes para a duplicação ser concluída em 2020”, salienta.

 

Deputado federal José Carlos Schiavinato (PP): “Ficou definida a possibilidade de uma complementação orçamentária no valor de R$ 50 milhões ainda para este ano para dar um ritmo muito mais acelerado” (Foto: Arquivo/OP)

 

INVESTIMENTOS GARANTIDOS

Embora a máquinas estejam trabalhando com frequência, ainda há a necessidade de muitas ações para que todas as obras incluídas no projeto avancem até Marechal Rondon. Junto a isso, uma das maiores preocupações da comunidade regional se debruça sobre a possibilidade de faltar recursos e a duplicação sofrer com novas paralisações.

Schiavinato, por outro lado, garante que as obras têm recursos assegurados dentro do orçamento para 2019. Segundo ele, são R$ 80 milhões autorizados para fazer com que a obra avance e chegue até próximo à entrada de Quatro Pontes. “Ficou definido também a possibilidade de uma complementação orçamentária no valor de R$ 50 milhões ainda para este ano para dar um ritmo muito mais acelerado. E com certeza o valor liberado para o próximo período também fará com que a obra seja concluída em 2020”, afirma.

O parlamentar é enfático ao dizer que não vê a possibilidade de interrupção nos investimentos com ressalvas para os impactos causados diante da não aprovação do projeto de reforma da Previdência. “Porque se isso não for aprovado não é que vai parar a obra, é que não andará mais nada no nosso país, nem recurso para pagamento de salários públicos. Precisamos que seja aprovado o projeto da Previdência para que os recursos não enfrentem mais instabilidade como enfrentam hoje”, alerta.

O deputado também comenta que solicitou a liberação de mais trechos da rodovia conforme forem sendo executados e concluídos. “O superintendente aceitou essa sugestão e com isso vamos ter rapidamente mais um trecho da rodovia liberado para uso”, adianta, acrescentando: “Ficamos muito satisfeitos de o governo federal ter essa determinação de concluir esse investimento para depois analisar os investimentos futuros que acontecerão na região Oeste do Paraná”.

PRAZO

Novos trechos da duplicação devem ser entregues até o prazo estabelecido em contrato. A partir de agora, as obras estão concentradas na construção dos viadutos de acesso a Dois Irmãos e na continuação da duplicação no sentido a Quatro Pontes. “Foi colocado o prazo para a conclusão ser feita no ano de 2020, mas não no primeiro semestre, até porque será implantado um viaduto na saída de Marechal Cândido Rondon, e por ser um viaduto em curva levará um tempo maior para ser executado, principalmente porque o trânsito vai continuar fluindo normalmente”, pontua o deputado.

Apesar disso, Schiavinato acredita ser cedo para cogitar alguma data para conclusão do investimento. “Mas dentro do ano com certeza os recursos estarão disponibilizados para que isso possa acontecer. E os trechos a serem concluídos já serão liberados para que os usuários possam ter esse benefício”, reforça.

 

Alguns trechos da duplicação estão interrompidos por dificuldades de acordos com proprietários (Foto: O Presente)

 

FALTA DE CREDIBILIDADE

Uma situação que tem gerado questionamentos é o fato de trechos da duplicação, alguns inclusive já liberados, estarem interrompidos. O motivo, segundo Schiavinato, é a dificuldade de ajustes com os proprietários desses locais. “Uma das dificuldades que tivemos foi a falta de credibilidade. Mesmo com o governo federal assegurando os recursos para o pagamento das indenizações, alguns proprietários não receberam por parte do Governo do Estado a primeira fase das indenizações. Isso causou um transtorno e logicamente ocasionou um atraso nos trechos já liberados que deveriam ser liberados com um prazo um pouco mais curto”, informa. “Isso gera desconfiança no recebimento ou não das indenizações dos contornos e das alças dos viadutos que ficou para ser pago pelo Dnit”, complementa.

No entanto, ele diz que agora tudo está sendo cumprido rigorosamente dentro do combinado e os proprietários estão recebendo os valores referentes às indenizações. “Algumas ações de indenizações que ainda precisam acontecer próximo a Quatro Pontes têm causado certo atraso no desempenho das obras”, expõe.

 

DUPLICAÇÃO ATÉ GUAÍRA

De acordo com Schiavinato, o pedido para que a duplicação da BR-163 tenha continuidade até Guaíra está sendo trabalhado e inclusive já foi discutido em audiência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Como a rodovia é uma prioridade do governo federal, o deputado acredita ser possível dar andamento à obra. “Fizemos uma solicitação logo no começo do ano a respeito da continuidade desse investimento e fomos além dessa solicitação. Pedimos que houvesse também a elaboração e execução do contorno de Guaíra e da duplicação da rodovia de Francisco Alves até Guaíra. Isso tudo está sendo analisado pelo Dnit. O contorno de Guaíra já existe, inclusive o projeto de engenharia já está elaborado, e vamos discutir algumas ações em torno da elaboração final desse projeto, de estudos e de custo-benefício dos investimentos”, revela.

Outras ações, como o Contorno Oeste de Cascavel, também estão na pauta de discussões. “É continuidade da BR-163 e importante para a nossa região, então teríamos a rodovia duplicada de Marechal Rondon até o trevo de Marmeleiro até o final do ano que vem. E essas questões serão discutidas com a possibilidade de algum recurso para estudo técnico para elaboração já no próximo exercício”, comenta o deputado.

Ele ressalta que o Contorno Oeste de Cascavel já está com contrato e licitações concluídas, faltando apenas a ordem de serviço. “Então logo sejam concluídos todos os trechos da BR-163, entraremos nas obras do Contorno Oeste”, informa.

 

Obras estão concentradas na construção dos viadutos de acesso ao distrito de Dois Irmãos e na continuação da duplicação no sentido a Quatro Pontes (Foto: O Presente)

 

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