Fale com a gente

Municípios Céu azul

Oficina no Oeste do Paraná trabalha cultivo e tratamento em plantas ornamentais

Publicado

em

(Fotos: Divulgação)

A Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), desenvolveu em meados de março, em Céu Azul, a oficina “Produção de Mudas e Controle Alternativo de Pragas e Doenças em Ornamentais”. A responsável pelo trabalho, financiado por intermédio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, da Itaipu Binacional, foi a engenheira agrônoma Daniela Cristiane Zigiotto.

Dentre os objetivos esteve a produção de mudas e controle de forma alternativa de pragas e doenças de ornamentais, além da produção de mudas com intuito comercial, além de evitar agroquímicos.

Há destaque para o conhecimento a respeito de insetos e pragas que atingem as plantas ornamentais de interesse do grupo. As participantes também estudaram sobre as doenças que podem atingir as plantas.

O grupo teve acesso às receitas caseiras para controle de insetos como pulgões, lagartas minadoras, e em alguns casos repelentes de formigas, percevejo e outros insetos. Dentre as opções para o controle de doenças há o destaque para as caldas bordalesa e sulfocálcica.

A empresária rural Vanessa Zanesco, que possui um viveiro comercial de produção de mudas, destacou a importância do substrato correto para cada tipo de planta. Uso de carvão, húmus de minhoca, cascas de árvores, farinha de osso, ou, casca de arroz, dentre outros tantos que podem ser usados para fazer o substrato.

A oficina foi encerrada com a produção de mudas de suculentas através de partes vegetativas das plantas com objetivo de visualizar em quais locais surgem às raízes e brotações. As participantes levaram suas mudas para casa para o cultivo.

Com assessoria

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente