Ecoville – Maior rede de limpeza
Municípios Prevenção às drogas

Parceria garante continuidade do Proerd em Quatro Pontes

Autoridades municipais, direção escolar e integrantes da Polícia Militar reunidos para definir detalhes sobre a retomada da parceira (Foto: Vanderleia Kochepka)

Com a intenção de ensinar às crianças sobre os cuidados que devem ter quanto às drogas e à violência, Quatro Pontes está entre os municípios da microrregião que continuarão no caminho da prevenção por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) neste segundo semestre. A parceria foi retomada na quarta-feira (08) durante reunião entre autoridades municipais, direção escolar, o subcomandante do Pelotão da Patrulha Escolar da Polícia Militar de Toledo, subtenente Santos, e o soldado Pujol, instrutor do programa, no gabinete do prefeito João Laufer.

O Proerd somente retornará neste segundo semestre porque no primeiro os alunos do 5º ano, matutino e vespertino, da Escola Municipal Dona Leopoldina participaram do projeto “Justiça e Cidadania”. Neste ano, 50 educandos serão atendidos pelo Proerd, que realizará atividades através de material didático, com o livro do estudante “Caindo na real”.

Casa do eletricista TRATAM. E ACESS.

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Tauchert, explica que o projeto “Justiça e Cidadania” é de iniciativa do Poder Judiciário e muito se trabalhou acerca do tema. “Concluímos as atividades com sucesso. Assim, na quarta-feira (15) acontecerá a cerimônia para entrega da premiação, com apresentação do coral infantil de Quatro Pontes, na Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon – Isepe Rondon”, diz, enaltecendo: “A partir de uma redação, seis alunos foram selecionados e um deles será premiado na solenidade. Para mais, todos os demais alunos receberão o certificado de participação no projeto”.

 

Reunião com os pais

Quanto ao Proerd, afirma Araceli, no dia 20 haverá uma reunião com os pais, às 19h30, na Casa da Cultura. “Todos estão convocados a participar. É muito importante explicar sobre as drogas e a violência às crianças, pois elas precisam estar cientes de que isso prejudica a vida. A melhor abordagem é por meio do Proerd. Priorizamos estes programas para que os alunos estejam preparados para enfrentar certas situações fora da escola”, expõe.

As aulas começam no dia 22, sendo que o encerramento com formatura ocorrerá no mês de novembro.

 

De olho no futuro

O Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar do Paraná e do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, que integra as ações das políticas públicas que o Estado mantém para melhorar a segurança pública, a educação e a saúde, a partir da prevenção ao uso e tráfico de drogas. A ideia é evitar que crianças e pré-adolescentes comprometam o seu futuro e ingressem num círculo vicioso de decadência de valores e violência.

 

Com assessoria

 

TOPO