Fale com a gente

Municípios Outros cinco em investigação

Pato Bragado confirma primeiro caso de dengue de 2019

Publicado

em

Enfermeira Fernanda Regina Brod: “É preciso redobrar a atenção com água parada” (Foto: Marili Koehler)

 

Apesar de todas as recomendações em torno dos cuidados indispensáveis para a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, casos confirmados da doença se espalham em toda a região.

Em função disso, as secretarias de Saúde dos municípios da comarca estão realizando campanhas, arrastões e mutirões de limpeza com a finalidade de eliminar locais propícios à proliferação do mosquito transmissor.

Assim como Marechal Cândido Rondon, Mercedes e Quatro Pontes, Pato Bragado tem caso confirmado da doença e outros em investigação.

De acordo com a enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Fernanda Regina Brod, está ocorrendo a busca ativa para verificar se o caso é autóctone ou importado, uma vez que o paciente é conveniado e a consulta foi realizada em hospital na cidade de Marechal Cândido Rondon. “Além disso, quatro familiares iniciaram com sintomas e também já estamos realizando a busca ativa e sorologia”, revela.

A enfermeira declara que quarta-feira (17) foi realizado atendimento de um paciente com sintomas e, imediatamente, providenciada a sorologia. “A princípio estamos com esses casos em andamento, ou seja, um positivo e cinco em investigação”, aponta.

Fernanda solicita à população para que redobre os cuidados com água parada em lotes e quintais. Também no caso de sintomas como febre, náuseas e vômito, forte dor de cabeça, moleza, dores no corpo e atrás dos olhos e manchas avermelhadas na pele para que procurem a unidade de saúde. “Se confirmada a suspeita será realizada a sorologia e notificação, e informado o setor de Endemias para a busca ativa e trabalho de eliminação do mosquito”, conclui.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente