Fale com a gente

Municípios Mobilização

Pato Bragado dá início às ações preventivas do Agosto Azul

Publicado

em

Foto: Marili Koehler/Assessoria

As ações do movimento Agosto Azul em Pato Bragado foram lançadas na manhã de quarta-feira (1º), na sala de reuniões da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acibra). Engajados no trabalho de prevenção a saúde do homem está a Secretaria Municipal de Saúde, Conselho da Mulher Empresária, Acibra, Ciscopar e Sebrae.

O presidente da Acibra, Márcio Schons disse, na oportunidade, que de acordo com o lema do movimento ‘Pai, faça valer seus direitos e responsabilidades. Comece cuidado de você!’, homem de verdade é o que se preocupa com a prevenção e cuida da sua saúde, evitando o seu sofrimento e dos familiares.

PROGRAMAÇÃO

Entre as ações em andamento está a comercialização de camisetas, já como uma estratégia que busca chamar a atenção dos homens e da sociedade, sendo que o lucro será revertido à Uopeccan. “Juntamente com a Secretaria de Saúde, o Conselho da Mulher Empresária está com uma escala de visitas às indústrias e comércio local, onde falaremos sobre todas as ações do movimento”, explica a vice-presidente do Conselho, Deisi Mengarda.

Já no dia 13 de agosto, a partir das 19 horas, no centro cultural, será ministrada palestra sobre “Álcool, tabaco e drogas” pelo professor Sérgio Paulo de Oliveira e apresentadas duas peças teatrais pelos alunos do terceiro ano do Colégio Estadual Pato Bragado. Os mesmos estão integrados no programa municipal Jovem no SUS.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Simoni Stein Tornquist, os participantes da palestra irão receber um brinde, além de um vale para a realização de exames gratuitos de PSA (homens acima de 40 anos) que poderão ser realizados nos laboratórios do município.

“Esses exames poderão ser apresentados no dia 18, a partir das 08 horas, na Unidade Básica de Saúde, sendo que na oportunidade, também serão realizadas avaliações odontológicas e nutricionais, testes rápidos de glicose, hepatites virais, sífilis, HIV e aferição da pressão arterial, por profissionais do setor e Ciscopar, além de cortes de cabelo e design de barba pelo Senac”, revela.

“Nós, homens, temos que tomar a iniciativa de aproveitar as oportunidades que recebemos. Não me refiro apenas aos cuidados com o câncer de próstata, mas, de forma geral, percebemos que ainda há uma certa resistência da classe em relação a realização de consultas e exames preventivos, que poderiam evitar muitos sofrimentos”, defende o prefeito Leomar Rohden.

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente