Copagril
Municípios Qualidade de vida

Pato Bragado inicia atividades com terceiro grupo de interessados em parar de fumar

Alguns dos profissionais envolvidos na formulação da metodologia para o terceiro grupo de pacientes (Foto: Marili Koehler)

Desde abril, a Secretaria de Saúde de Pato Bragado desenvolve o programa de acompanhamento de fumantes interessados em eliminar o vício em prol da qualidade de vida. Dois grupos com média de 10 a 15 pacientes já participaram, durante um mês, de sessões semanais e de uma hora e meia, voltadas ao repasse de informações e trocas de experiências. Após esse período e conforme a necessidade individual, os integrantes são encaminhados para tratamentos específicos com profissionais como psicóloga, farmacêutica, enfermeira, médico, fisioterapeuta, nutricionista e dentista.

A psicóloga Vanessa Schons Ripp explica que no programa com essa duração, é obtido tamanho êxito, quanto numa iniciativa mais extensa, pois contém todos os elementos que são significativos para ajudar fumantes a pararem de fumar. “A metodologia de aplicação aborda comportamentos, pensamentos e sentimentos dos fumantes. Também usa a interação de grupo para incentivar e apoiar as mudanças, sem, no entanto, estimular a dependência dos participantes ao grupo”, relata.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

Conforme a farmacêutica Claudete Specht Tiecker, 50% dos pacientes que participam do programa já pararam de fumar e que o terceiro grupo está em andamento. Ela informa que os interessados a participarem do programa devem procurar os profissionais envolvidos no posto de saúde.

 

Com assessoria

TOPO