Fale com a gente

Municípios Sustentabilidade

Pato Bragado investe em projeto de redução de resíduos com composteiras domésticas

Campanhas educativas ambientais serão desenvolvidas até o fim do ano

Publicado

em

1 Kit é composto por conjunto de caixas que acompanha cartilha explicativa (Foto: Janaíne Prigol)

A secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pato Bragado em conjunto com a Associação Bragadense de Catadores e a Itaipu Binacional, vão desenvolver até o final do ano, campanhas educativas ambientais. Nesse primeiro momento está sendo desenvolvida a campanha da compostagem.

Foram adquiridos, nesse primeiro momento, 50 kits de compostagem doméstica, que serão entregues gratuitamente, podendo cada família retirar uma unidade. Os interessados podem estar retirando os kits na próxima segunda-feira (18), diretamente na secretaria, das 7 horas às 17h30, localizada na rua Arapongas 2725.

O kit é composto por um conjunto de caixas com capacidade mínima de 35 litros, caixas empilháveis sendo duas digestoras já furadas,uma para coleta de chorume e uma cartilha explicativa de como fazer a compostagem. O material foi adquirido com recurso municipal e contrapartida de 35% por intermédio de convênio com a Itaipu.

O objetivo da proposta, conforme secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Jaqueline Vanelli, é instigar a compostagem doméstica e auxiliar na reciclagem do resíduo orgânico do município. “Nosso propósito é diminuir o envio de resíduos para o aterro sanitário licenciado, que se encontra fora de Pato Bragado, assim reduzindo os custos gerados ao órgão público para o envio desse material. Além disso, trazer uma educação ambiental para a população e o munícipe possa fazer seu próprio adubo e utilizar em floreiras, jardins, hortas e pomares”, frisa.

PRODUÇÃO

O município de Pato Bragado produz de 30 a 40 toneladas de lixo domiciliar por semana, ou seja, na menor hipótese cada munícipe produz 5,2 kg por semana ou ainda 281,49 kg no período de um ano. Se houver aderência, funcionalidade e redução na produção, o projeto pode ser realizado novamente e mais composteiras serão adquiridas.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente