Municípios Saúde municipal

Pato Bragado manterá na antiga UBS, adequações para preservação da saúde em face do novo coronavírus

Complexo possibilitará o atendimento unificado de promoção e proteção da saúde da população (Fotos: Marili Koehler)

As edificações da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e Pronto Atendimento (PA) em Pato Bragado estão em processo de conclusão. O complexo possibilitará o atendimento unificado de promoção e proteção da saúde da população. Soma cerca de 850 m² e tem investimentos dos governos federal, estadual e municipal.

A nova UBS comporta salas para consultórios clínicos, imunização e demais procedimentos, entre outros setores. Já o PA (em fase terminal) será exclusivo a pacientes do município para atendimento a situações de urgência e emergência. Conta com sala de acesso, bem como para enfermagem, exames diferenciados, aplicação de medicamentos, observação infantil, feminina e masculina, inalação, suturas e curativos, espera, recepção, entre outros locais.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

Conforme a secretária de Saúde, Neusa Inês Schirmann, mais um passo será dado na sexta-feira (03) para contratação de empresa para fornecimento e instalações de padrões de energia, ampliação e adequação de rede elétrica de alta tensão, sendo que o município também está providenciando o início do processo licitatório para instalação de móveis sob medida no PA.

Segundo ela, por serem obras construídas pelo Estado e Governo Federal, qualquer intervenção do poder público do município deve ser informada aos órgãos responsáveis pelo repasse dos recursos o que acaba causando certa morosidade.

A secretária afirma ainda que por conta das medidas determinadas para a preservação da saúde e da vida em face do novo coronavírus, as instalações da UBS atual foram adequadas e enquanto durar a pandemia, por questões de segurança pública, não será realizada a mudança de local. “Além disso contamos com toda equipe centrada nos trabalhos preventivos”, completa.

A unidade passou a contar com dois acessos, sendo um destinado especificamente como ambulatório a pessoas com sintomas do coronavírus, evitando ao máximo a possível contaminação.

A farmácia passou a disponibilizar um guichê para atendimento das pessoas na parte externa, evitando aglomerações e na sala de vacinas foram providenciadas as medidas para que os idosos não fiquem próximos durante a imunização da Influenza, considerando ainda que está isolada do restante da unidade.

Neusa Schirmann, secretária municipal de Saúde: “Por conta das medidas para a preservação da saúde em face do novo coronavírus, as instalações da UBS atual foram adequadas e, por enquanto, não será realizada a mudança de local (Foto: Marili Koehler)

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO