Fale com a gente

Municípios Saúde

Pato Bragado reforça atendimentos a pacientes com hipertensão e diabetes

Publicado

em

Pacientes do Hiperdia têm um acompanhamento mais direto pelos profissionais das equipes Saúde da Família e Estratégia Saúde da Família (Foto: Divulgação)

A partir desse ano, os pacientes do Programa Hiperdia, mantido pela Secretaria de Saúde de Pato Bragado terão um acompanhamento mais direto pelos profissionais das equipes Saúde da Família e do Programa Estratégia Saúde da Família.

A intenção é de que pelo menos 80% dos pacientes do Hiperdia sejam assistidos pelos profissionais do setor, atendendo a recomendação do Ministério da Saúde.

De acordo com a enfermeira do Programa Estratégia Saúde da Família, Luise Fabiane Schmitt, os pacientes são agendados e informados pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) sobre os dias que deverão comparecer na Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família (UAPSF). “No local eles passarão por consulta médica, avaliação odontológica, aferição da pressão arterial, dos sinais vitais e verificação do peso, altura, frequência cardíaca e glicemia capilar”, conta.

Nas consultas médicas, conforme a enfermeira, os pacientes são orientados a trazerem os exames e se apresentarem alterações ou não forem recentes, autorizados a fazer novos exames. A intenção é de que cada paciente seja acompanhado duas vezes por ano pela equipe.

Também são repassados medicamentos da farmácia do Centro Básico de Saúde (CBS) do município, após orientação médica e apresentação da receita.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente