Fale com a gente

Municípios Evento de tecnologia e inovação

Pig Data segue até amanhã no Biopark

Publicado

em

Foto: Divulgação

Começou ontem, 09 de outubro, o maior evento de tecnologia e inovação da região Oeste do Paraná, a convenção Pig Data 2019. Com a temática principal voltada para o Agro e a Indústria 4.0, o evento reúne até amanhã, dia 11, estudantes e profissionais em palestras, painéis, cursos, desafio de robôs, entre outras atividades.

De acordo com Marcio Pinheiro, Presidente da IGuassu-IT, entidade organizadora do evento, a convenção é fruto da demanda do Ecossistema de inovação regional. “O Pig Data nasceu de uma necessidade que foi identificada quando aproximamos as universidades das empresas de tecnologia. Percebemos que as empresas precisavam contratar mão de obra qualificada e, ao mesmo tempo, as universidades não conseguiam fechar turma ou colocar esses profissionais no mercado de trabalho. E assim surgiu o Pig Data 2017, com o objetivo de mostrar a tecnologia e as oportunidades do setor, e em 2019 chegamos com mais força e parceiros para viabilizar um evento mais robusto. Essa é uma ótima oportunidade de agregar conhecimento, e mostrar que a TI hoje permeia todos os negócios, não existe nada que funcione sem tecnologia”, comenta.

Esse ano o evento acontece no Biopark, Parque Científico e Tecnológico de Biociências, e de acordo com Paulo Victor Almeida, Gerente de Marketing e Negócios do Empreendimento, essa é uma grande oportunidade de mostrar a relevância do setor de tecnologia para a região. “Eventos como esse permitem o fortalecimento da área de tecnologia e inovação, e mostram para sociedade o crescimento desses setores. O Pig Data está totalmente relacionado com o que fazemos no Biopark, que é criar uma sinergia entre diferentes Instituições”.

 

HACKATHON

Uma das atrações do Pig Data começou ontem e só termina após o evento, é o “Hackathon Desafio Pig Data”, que terá como tema a “utilização do big data para resolução de problemas da indústria farmacêutica”. As equipes inscritas estão tendo a oportunidade de participar de mentorias conduzidas pela IBM e Prati-Donaduzzi.

No Pig Data, um dos principais temas que a IBM vai trazer em cursos e oficinas é a inteligência artificial, dando aos participantes a oportunidade de treinamento de alto nível. O desafio hackthon despertou a atenção de muitos estudantes da área, como Luiz Gustavo Verbentunz, estudante da UTFPR que já atua na área de T.I. “Vim aqui para aprender mais, criar vínculos e conhecer outros profissionais. Gostei muito do desafio do Hackathon e estou com muita expectativa. Já conhecia a estrutura do Biopark, inclusive tenho amigos incubados aqui em startups e acho muito interessante a proposta de trazer a inovação para o município e toda a região”, explica. A programação completa está no site www.pigdata.com.br.

O Pig Data – Convenção do Ecossistema de Inovação é organizado pela Iguassu-IT, tem como patrocinadores: Woop Sicredi, Biopark, Prati-Donaduzzi, Appétit Delivery e Oesteline, e os parceiros Agência Tângelo, GH Filmes, Sebrae, E.tech Brasil, Iguassu Valley Toledo, além do apoio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e as instituições de ensino, Universidade Paranaense (Unipar), Centro Universitário FAG, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto (CEEP), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai e Sesi), Myse Sistemas, Orion Software, Maxicon Sistemas, Tecnoaliance Software, Junsoft Sistemas, Inside Sistemas, Tecsmart Sistemas.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente