Fale com a gente

Municípios Rio Paraná e do Lago de Itaipu

PM e Corpo de Bombeiros iniciam trabalhos do Verão Paraná na Costa Oeste

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O Governo do Estado deu início às ações do Verão Paraná Viva a Vida 2021/2022 nas praias de água doce do Rio Paraná e do Lago de Itaipu na Costa Oeste do Estado. O evento de abertura ocorreu neste domingo (19), em Santa Terezinha de Itaipu, com a presença da prefeita Karla Francieli Galende e do secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

“Estamos fortalecendo a Costa Oeste graças ao trabalho conjunto entre as forças federais, estaduais e municipais para que possamos ter uma fronteira mais segura. Este evento foi organizado com muito carinho pela prefeitura e pela Itaipu Binacional para mostrar aos cidadãos o que eles terão à disposição”, disse o secretário Marinho Soares.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, João Francisco Ferreira, falou sobre a importância da parceria para a segurança de todos. “Os turistas que visitarem esta região linda terão momentos de grande felicidade e a oportunidade de conviver com a água, com a natureza, em um ambiente sadio, agradável e realmente levar belas lembranças dessa região que tanto nos orgulhamos no Oeste paranaense. A Segurança Pública deve ser uma preocupação permanente de todo cidadão brasileiro e por isso buscamos fazer nossa parte”.

Frações de tropa do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do 14° Batalhão de Polícia Militar (14° BPM) e integrantes do 9° Subgrupamento de Bombeiros (9°GB) estiveram na abertura para simbolizar o preparo da PM e do Corpo de Bombeiros para a atuação na temporada de verão daquela região.

 

AÇÕES

Pela PM, o trabalho ostensivo será ampliado para proporcionar mais segurança aos moradores e veranistas que procurarem áreas de lazer às margens do Rio Paraná e do Lago Itaipu. A presença da PM será intensificada desde os locais turísticos, de maior concentração de pessoas, até as rodovias estaduais, áreas de mata e no Parque do Iguaçu. O planejamento prevê a atuação mais concentrada aos finais de semana e feridos.

O chefe do Estado Maior do 5º Comando Regional da PM, tenente-coronel Marcos Kamakawa, saudou a tropa que atuará no Verão Paraná. “Com essa parceria entre estado, forças de segurança e municípios, traremos aos nossos operadores mais conforto para que eles possam devolver seu trabalho, proporcionando tranquilidade aos nossos cidadãos neste verão.”

A atuação da PM, segundo o comandante do 14º Batalhão, major Adelar Deives, será voltado à prevenção e atendimento à população. “A PM vai oferecer policiamento nas praias e balneários artificiais que tenham atividade de verão. Vamos trabalhar conectados com o serviço operacional. Teremos momentos em que será feito o policiamento e, em outros, quando o fluxo de pessoas for menor, a atuação será reforçada com patrulhamento”, afirmou.

 

GUARDA-VIDAS

Por parte do Corpo de Bombeiros, os guarda-vidas militares e civis estarão em pontos estratégicos das praias de água doce, para prevenir afogamentos com orientações e sinalização tanto áreas seguras quanto onde não devem ser acessados pelos banhistas. Além disso, haverá equipes para prestar atendimentos, resgates e salvamentos com embarcações e moto aquáticas.

Segundo o Comandante do 3° Comando Regional de Bombeiros, tenente-coronel Antônio Shinda, a maior orientação é para que as pessoas não se banhem em rios com correnteza, como é o caso dos rios Iguaçu e Paraná, muito frequentados pelas pessoas para lazer e pesca. “Escolher local seguro e sinalizado é muito importante”, disse.

São 15 Postos de Guarda-Vidas, 49 bombeiros militares e 15 guarda-vidas civis com todo o suporte de veículos necessários para dar um bom atendimento à comunidade dos municípios lindeiros.

As recomendações da segurança foram reforçadas pelo tenente-coronel evitar afogamentos. “Banhar-se em águas seguras e sempre próximo aos Postos de Guarda-Vidas, pois os profissionais conhecem os pontos de risco e fazem a sinalização para orientar as pessoas. Outra medida importante é sempre estar com o colete salva-vidas nas embarcações”, salientou.

 

INTEGRAÇÃO

Trabalhar em sintonia potencializa as ações integradas. Na visão do vice-prefeito de Foz do Iguaçu, delegado Francisco Sampaio, a união entre as instituições reforça o comprometimento do poder público com a segurança pública. “Essa integração é tudo de bom e a inteligência é a segurança pública do futuro. Graças ao apoio da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, os turistas que estiverem na Costa Oeste vão se sentir mais seguros”, disse.

 

Com Agência de Notícias do Estado do Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente