Fale com a gente

Municípios Pecuária

Prazo para cadastro de animais na Adapar termina hoje

Publicado

em

Fiscal de Defesa Agropecuária da Adapar de Marechal Rondon, Loreno Egidio Taffarel: “Antes estes eram os meses para a vacinação contra a febre aftosa. Agora, o produtor deverá se atentar para nestes meses fazer a atualização do rebanho” (Foto: Arquivo/OP Rural)

Termina nesta sexta-feira (20) o prazo para a atualização do cadastro de animais. Os pecuaristas que não cumprirem o prazo estarão sujeitos à multa e podem ter a Guia de Trânsito Animal (GTA) bloqueada. A atualização é obrigatória (decreto estadual 12.029/2014) para os produtores rurais que detêm sob sua responsabilidade animais de interesse econômico de qualquer espécie, como bovinos, búfalos, suínos, ovinos, caprinos e equinos.

Na região de abrangência da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) de Marechal Cândido Rondon, 91,7% dos pecuaristas já realizaram a atualização. Segundo o fiscal de Defesa Agropecuária, Loreno Egidio Taffarel, o bom número de cadastros ocorre graças ao auxílio das prefeituras dos municípios que o órgão abrange, através das Secretarias de Agricultura e dos servidores habilitados de cada paço municipal, além das lojas agropecuárias, especialmente aquelas nos distritos dos municípios.

Segundo dados levantados pela Adapar, nesta região o município que mais cadastrou os animais foi Mercedes, sendo 98,6% dos animais até ontem (19) pela manhã. Na sequência estão Entre Rios do Oeste (97,35%), Quatro Pontes (94,9%), Pato Bragado (92,68%) e Marechal Rondon (88,2%). A intenção é que nesta região 3.444 animais sejam cadastrados.

Taffarel lembra que é imprescindível que os produtores realizem este cadastro. “Com a retirada da vacinação contra a febre aftosa é importante que o cadastro seja feito, porque agora o que estamos vendendo para os mercados nacional e internacional é segurança alimentar. É um novo conceito que os outros países entendem que aqui existe segurança sanitária, e que caso haja algum problema teremos rápido controle e identificação”, diz.

O fiscal alerta que o cadastro dos animais deve ser atualizado junto à Adapar em dois momentos no ano: nos meses de maio e novembro. “Antes estes eram os meses para a vacinação contra a febre aftosa. Agora, o produtor deverá se atentar para nestes meses fazer a atualização do rebanho”, explica.

Ele ainda lembra que não somente produtores de bovinos e bubalinos devem fazer o cadastro, mas todos aqueles que possuem animais de interesse econômico na propriedade. “Isso é algo que o produtor deve ter muita atenção, não somente aqueles que criam bovinos e bubalinos”, frisa.

 

ATUALIZAÇÃO ON-LINE

Para fazer a atualização cadastral, basta acessar o site da Adapar, por meio do link www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho, ou comparecer às unidades locais da Agência, escritórios de atendimento do município ou sindicatos rurais. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do link “Fale Conosco”. Esse banco de dados auxilia na rastreabilidade e sanidade do rebanho, prevenindo diversas doenças.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente