O prefeito afastado de Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do Paraná, Cláudio Eberhard (PSDB), conseguiu uma liminar na quarta-feira (30) e deixou a prisão. Ele estava detido na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu 1 (PEF1) desde o dia 9 de maio.
Eberhard foi preso na Operação Saruê, que investiga uma suposta associação criminosa formada por servidores municipais e empresários da cidade envolvendo a desapropriação de terrenos e a criação de loteamentos.
A decisão liminar revogando a prisão provisório do prefeito afastado foi concedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O relator do caso no STJ, ministro Reynaldo Soares da Fonseca, determinou uma série de medidas cautelares que o prefeito vai ter que cumprir ao deixar a prisão.
Ele não poderá entrar na prefeitura ou em outros órgãos públicos (com execessão da saúde), não poderá ter contato com funcionários, investigados ou vítimas, e também não poderá deixar a comarca sem comunicar a Justiça.
O prefeito afastado também terá que entregar o passaporte e comparecer mensalmente em juízo. Além disso, o STJ manteve o afastamento dele do cargo público.
Na segunda-feira (28), Eberhard foi denunciado por vários crimes, como organização criminosa e extorsão.
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) afirma que ele emitia decretos para desvalorizar terrenos e forçar os donos a vendê-los por um preço abaixo que o de mercado para o suposto grupo criminoso, que tinha interesse em construir condomínios nesses locais.
Vice toma posse
A vice-prefeita de Santa Terezinha de Itaipu, Neide Mariot Corrente (PSDB), tomou posse como prefeita na noite de 22 de maio, durante sessão na Câmara Municipal. O cargo ficou vago por 14 dias depois da prisão do prefeito afastado.
Neide é professora concursada do estado. Ela estava no segundo mandato consecutivo como vice-prefeita.
Com informações G1 PR