Municípios Enfrentamento ao coronavírus

Prefeito se antecipa ao decreto estadual e anuncia novo decreto para Cascavel. Confira o que muda

(Foto: Divulgação)

Apesar de ainda não ter informação se o Governo do Estado vai prorrogar ou não o decreto estadual, o prefeito Leonaldo Paranhos fez no início da tarde desta terça-feira (14) o anúncio de um novo decreto municipal de enfrentamento do novo coronavírus. Decisão sobre decreto estadual sai hoje a tarde também.

Segundo ele, o reforço na estrutura de saúde, entre eles a reforma da UPA Brasília, possibilitou a edição de um novo decreto municipal, que deverá entrar em vigor a partir desta quarta-feira (15). O novo decreto municipal permite a progressão de algumas atividades que eram proibidas de atuar até aqui. Clique aqui e baixe o decreto na íntegra.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

 

RESTAURANTES E SUPERMERCADOS

Conforme o decreto, os restaurantes poderão voltar a funcionar a noite. Mas, haverá restrições como a limitação do público, conforme o tamanho de cada estabelecimento.

Os supermercados poderão funcionar das 7 às 22 horas. Das 7 às 10 horas será atendimento prioritário para pessoas idosas.

Lojas de conveniência poderão atender no período das 6 às 22 horas, mas não poderão manter mesas e cadeiras, ou fornecer produtos para o consumo no local.

 

EVENTOS

Uma delas são as casas de eventos também poderão voltar a funcionar, observando uma determinada restrição de público. É um setor que está parado desde o mês de março, quando foi editado o primeiro decreto. O prefeito observou que por conta das restrições, muitos eventos vinham acontecendo clandestinamente e sem qualquer fiscalização.

 

ATIVIDADES ESPORTIVAS

Também estarão liberadas as quadras de futebol sintético. Mas, é obrigatória a apresentação dos exames de quem for utilizar os espaços. Da mesma forma poderão funcionar as escolinhas de futebol.

Igualmente estarão liberados os clubes e espaços públicos para atividades esportivas individuais. O mesmo se aplica às academias, estúdio de pilates, inclusive de clubes e condomínios, com restrição de público de no máximo 40% de sua capacidade.

 

FISCALIZAÇÃO MAIS INTENSA

O prefeito alertou que, por outro lado, haverá maior rigor na fiscalização. E a fiscalização será sobre as empresas que estão sendo permitidas de funcionar. “Ao invés de fiscalizar pessoas, estaremos fiscalizando estas empresas”, alertou.

O uso de máscaras continua obrigatório em todos os lugares.

(Vídeo: Facebook Prefeitura de Cascavel)

 

Com Preto no Branco

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO