Fale com a gente

Municípios Fomento à agropecuária

Prefeitura de Quatro Pontes concede uso de embaladora à vácuo industrial para Coperfam

Publicado

em

Foto: Vanderleia Kochepka

Termo de concessão de uso de equipamento, com prazo de duração de cinco anos, foi assinado ontem (23) pelo prefeito de Quatro Pontes, João Laufer, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rudi Kuns, no gabinete. O município destina à Cooperativa de Agroecologia e da Agricultura Familiar (Coperfam), representada no ato pelo presidente Herberto Lamb, uma embaladora à vácuo industrial, visando, assim, incentivo e fomento ao setor agropecuário de pequeno e médio porte agrícola.

Na compra do equipamento, houve aplicação de recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através da Caixa Econômica Federal, repassados ao Poder Público, somando R$ 17.530. O presidente da Coperfam, Herberto Lamb, explica que a cooperativa é formada por pequenos produtores, com vínculo de associados de 13 municípios da região Oeste e Noroeste. “Hoje, atendemos principalmente a merenda escolar de 57 escolas, desde frutas, hortaliças, polpas e panificados. Estamos em busca de mercados diferentes com a industrialização da mandioca, isso na região e talvez até fora do Paraná. Seria um ganho a mais para os pequenos produtores. O foco principal é mantê-los no campo, sendo que eles produzem e nós comercializamos”, diz.

 

ASSOCIADOS

Lamb conta que hoje a Coperfam tem 105 associados, oriundos das cidades onde atua, e Quatro Pontes tem contribuído significativamente com a cooperativa. “O município ajuda a Coperfam desde 2006, quando cedeu um barracão em comodato. Desde lá, tem sido firmado parcerias através de projetos, maquinários e outros fins. Somos gratos pelo apoio do Poder Público, que sempre está de portas abertas para nós”, expõe. Além do município, a Coperfam tem apoio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab) e da Itaipu Binacional.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente