Municípios Desencontro de informações

Prefeitura de Quatro Pontes emite nota de esclarecimento sobre boatos de suposto caso confirmado de coronavírus

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Quatro Pontes divulgou na tarde desta segunda-feira (06) uma nota de esclarecimento referente a comentários sobre um possível caso confirmado de coronavírus no município, e que a Secretaria de Saúde supostamente estaria escondendo. Confira:

 

Nota de esclarecimento:

Casa do Eletricista – NÃO PAGUE AR

Conforme divulgação do Boletim Epidemiológico da SESA (Secretaria de Estado da Saúde), o município de Quatro Pontes tem um caso de Covid-19 descartado. Muitos questionamentos chegaram até a Secretaria sobre este caso, inclusive comentários dizendo que estávamos escondendo um caso. Para que não fiquem dúvidas à população, e prezando pela transparência das informações desta Secretaria, transparência esta que norteia nossos trabalhos, viemos por meio desta nota esclarecer os fatos.

No Boletim do dia 24/03/2020 divulgado pela 20ª Regional de Saúde constava que nosso município tinha um caso notificado e descartado, conforme boletim do dia 24 de Março de 2020 file:///D:/Usuario/Downloads/boletim%203%20-%20COVID%2019%20(1).pdf.

No Boletim divulgado pela 20ª Regional no dia 23 de março de 2020 (file:///D:/Usuario/Downloads/boletim%202%20-%20COVID%2019.pdf) o município não tinha nenhuma notificação e havia enviado amostras para o Laboratório Central do Estado, como descrito no Boletim. Fato este que fez com que a Vigilância Epidemiológica do município entrasse em contato com o responsável pela elaboração e divulgação dos Boletins para saber o que havia acontecido, obtendo como resposta em mensagem enviada via WhatsApp de que “Foi um erro de digitação”. Observou-se, ainda, que no dia 25 de março no boletim divulgado não constava mais o caso para o nosso município file:///D:/Usuario/Downloads/boletim%204%20-%20COVID%2019%20(1).pdf.

No dia 28 de março de 2020, no boletim divulgado pela SESA, consta um caso descartado para Quatro Pontes (http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/CORONA_28032020.pdf), porém nos Bbletins anteriores não há nenhum caso notificado ou aguardando confirmação. Este desencontro de informações gerado se deve ao fato de nós, enquanto Epidemiologia, voltássemos a pedir orientação da 20ª Regional de Saúde. Na segunda-feira dia 29 de março, em contato com nossa referência em Saúde, buscando saber informações deste caso descartado para nosso município, fomos informados de que se trata de uma notificação realizada pelo município de Toledo, e que o paciente em questão está internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital daquela cidade. Este paciente deu entrada na UTI com quadro de pneumonia, fato este que ocasionou a notificação neste sistema de notificação de gripe de acordo com protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, onde todos os casos de gripe serão considerados casos suspeitos de Covid-19 (http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-454-de-20-de-marco-de-2020-249091587). Este paciente, então, passou por coleta de material para posterior encaminhamento ao Lacen com a finalidade de descartar qualquer suspeita. As informações deste referido paciente estão bastante desencontradas, uma vez que a Secretaria somente tomou conhecimento da situação em contato com familiares do paciente. O resultado destes exames foi disponibilizado via Lacen tendo como resultado: não detectável.

Os tipos de testagens realizados em casos como estes são:

Foram pesquisados os vírus: Adenovírus humano, Bocavírus humano, Coronavírus humano HKU1, Coronavírus humano OC43, Coronavírus humano 229E, Coronavírus humano NL63, Enterovírus, Metapneumovírus humano, Parainfluenza humano tipo 1, Parainfluenza humano tipo 2, Parainfluenza humano tipo 3, Rinovírus humano e Vírus sincicial respiratório.

A amostra foi testada para detecção de SARS-CoV-2 pelo protocolo Charité University of Berlim  (Kit SARS-CoV-2 (E/P1) – Bio-Manguinhos)
Sem mais para o momento, e certos da responsabilidade do nosso trabalho, colocamos-nos à disposição da população para eventuais esclarecimentos,

Secretaria de Saúde do Município de Quatro Pontes

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO