Fale com a gente

Municípios Transportec

Prefeitura de Toledo cancela contrato com empresa responsável pela coleta de lixo

Publicado

em

Segundo o município, contrato foi rompido depois da empresa tentar retirar os veículos da cidade na noite de quarta-feira (03) (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Toledo decidiu cancelar o contrato com a empresa Transportec, responsável pela coleta de lixo no município há mais de 20 anos.

Desde o fim de 2018, o município tem tido problemas com a empresa. Primeiro, a prefeitura identificou que alguns caminhões da coleta tinham sido trocados e surgiram veículos sucateados.

No início deste ano, a prefeitura descobriu que os veículos circulavam com placas adulteradas e a empresa enfrentou uma greve de trabalhadores.

Para não parar a coleta, a prefeitura pediu para se responsabilizar pelos caminhões depois que a Justiça determinou o bloqueio dos veículos.

O pedido foi concedido e os caminhões ficaram sob responsabilidade do secretário Municipal de Meio Ambiente, Neudi Mosconi. Dessa forma, a coleta de lixo não foi paralisada. Os veículos ficavam no pátio da empresa, mas o serviço era coordenado pelo município.

No entanto, na noite de quarta-feira (03), o secretário de Meio Ambiente descobriu que havia uma grande movimentação na empresa e, ao chegar lá, viu os caminhões deixando o local.

“Quando constatei que o pessoal estava testando e colocando os caminhões para funcionar, eram indícios claros de que esses veículos seriam retirados da empresa. Antes do fim da coleta do dia, que ocorre em torno de 01h30, um comboio deixou a empresa. Fui atrás e acionei a Guarda Municipal”, explicou o secretário.

Mosconi afirma que esse foi um motivo suficientes para o contrato ser rompido.

“A empresa deslocou motoristas de São Paulo para Toledo ainda na quarta-feira. Durante o dia, os donos da Transportec estiveram na cidade, não nos procuraram, mas se prepararam para ir embora de Toledo”, disse Neudi Mosconi.

Os caminhões foram recolhidos e levados ao pátio do município.

Nesta quinta-feira (04), a coleta não foi realizada na cidade. A prefeitura pede aos moradores para não colocarem os lixos nas ruas até que a situação seja resolvida.

Como medida emergencial, a prefeitura entrará ainda nesta quinta-feira com um pedido para prorrogar a decisão que passou a responsabilidade dos caminhões da coleta para o secretário de Meio Ambiente. Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal de Administração vai abrir um processo para contratação emergencial de uma nova empresa.

Nenhum representante da empresa foi localizado para comentar o caso.

 

Com RPC Cascavel 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente