Municípios Plano Municipal

Prefeitura prepara ações para retomada da economia em Santa Helena

Prefeito Evandro Grade (Zado): “Estamos planejando um pacote de ações que seja efetivo e atinja a todos, a curto, médio e longo prazo, com ações específicas e também consultoria individualizada aos empresários, para que os mais afetados pela pandemia possam passar por este momento”(Foto: Arquivo/OP)

Com o intuito de fortalecer a economia local e auxiliar os empresários, a Prefeitura de Santa Helena está finalizando o Plano Municipal de Retomada da Economia, que contará com ações de apoio e fomento ao empreendedor já estabelecido que passa por dificuldades, além da implantação de novos negócios que gerem renda e empregos no município. Para isso, a administração municipal conta com apoio do Sebrae, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Assessoria Jurídica e Poder Legislativo, bem como com a participação da Associação Comercial (Acisa).

“Estamos planejando um pacote de ações que seja efetivo e atinja a todos, a curto, médio e longo prazo, com ações específicas e também consultoria individualizada aos empresários, para que os mais afetados pela pandemia possam passar por este momento. Queremos oferecer, ainda, aos empreendedores mecanismos eficientes para enfrentamento dos novos tempos”, destaca o prefeito Evandro Miguel Grade (Zado). “Todo nosso planejamento também visa atender as regras previstas para o ano eleitoral, dando segurança para gestores e empresários”, acrescenta.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

O projeto de lei deve ser votado na Câmara de Vereadores nesta semana.

Conforme Zado, será realizado um diagnóstico do comércio local, por meio de pesquisa, a partir de coleta de dados junto aos empresários, para levantar os efeitos da pandemia no setor. Com esses dados, segundo ele, será possível entender quais os segmentos mais afetados e quem mais precisa de apoio. “Com isso, além de contar com um banco de dados inédito no município, pode-se avaliar a implantação de políticas públicas de crédito semelhantes às já instituídas em edições anteriores pelo município, voltada especificamente ao público que teve relevante prejuízo em razão da pandemia”, ressalta.

 

CONSULTORIAS

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Almeida Neto, também estarão disponíveis aos empresários consultorias de acesso a serviços financeiros que podem não só auxiliar e facilitar o acesso a linhas de crédito já disponíveis, mas também ajudar a encontrar o financiamento que melhor se encaixe na necessidades da empresa. “Existem linhas de crédito disponíveis com oito a 12 meses de carência e juros reduzidos, o que pode dar grande fôlego às empresas”, destaca.

Conforme levantamento realizado pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getulio Vargas, 86% dos empreendedores brasileiros que buscaram financiamentos durante a pandemia não conseguiram acessar o crédito, seja por restrições cadastrais ou por demora na análise. “Essa é mais uma amostra de que não basta apenas ter o crédito disponível, mas, sim, um leque de ações coordenadas e bem estruturadas que possam efetivamente atender às demandas do empresariado neste momento”, enfatiza o secretário.

Também está sendo executado um planejamento para a retomada do turismo e implantação de novas ações e incentivos ao setor. “Frente às novas restrições de deslocamentos, a prefeitura investirá em ações regionais, que tragam a população dos municípios da região a Santa Helena, virando referência regional em lazer e cultura”, salienta Zado.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO