Fale com a gente

Municípios Avaliação dos trabalhos

Presidente do Conselho dos Lindeiros diz que 2019 foi um ano positivo

Publicado

em

Presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano): “A equipe do Conselho dos Lindeiros está preparada para assumir novos desafios com trabalho e fortalecimento” (Foto: Arquivo/OP)

Uma gama de ações faz parte das atividades desenvolvidas pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Em 2019 algumas iniciativas foram destaque, porém, conforme afirma o presidente da entidade, prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano), há um processo de continuidade de gestão em prol do desenvolvimento regional. Dezesseis municípios fazem parte do Conselho dos Lindeiros.

Ao enaltecer as ações deste ano, Mano aponta avanços e a recuperação nos valores dos royalties de Itaipu, que teve as tratativas iniciadas ainda em 2018. Por intermédio desta iniciativa os percentuais de distribuição foram alterados. Os Estados passaram a receber menos, – de 45% antes para 25% -, transferindo essa diferença para os municípios, que passaram da faixa de 45% para 65% do percentual total.

O Programa Encontros e Caminhos, os projetos Jovens Lindeiros Ligados à Vida e o Mais Verão também são lembrados pelo presidente do Conselho, assim como convênios e parcerias para os quais há a expectativa de renovação, exemplo de incentivo ao recape asfáltico.

O ano de 2019 também foi marcado pelas mudanças na direção da maior parceira do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, a Itaipu Binacional. Contudo, segundo o prefeito, a nova gestão deve promover melhorias para a região, com a possibilidade de novos projetos e manutenção de ações em andamento.

 

PARA 2020

De acordo com Mano, a direção e equipe do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu se preparam para a manutenção de algumas atividades, busca por renovação de parcerias e novos projetos regionais. Dentre os diferentes parceiros, a entidade conta com a Itaipu e administrações municipais.

Segundo ele, há expectativa para a renovação de parcerias. “Negociação para algumas ações em 2020 deve ser feita, caso da gestão das árvores digitais, o projeto Viola Lindeira e recursos para recuperação da PR 495, este junto ao Governo do Estado”, comenta.

O Mais Verão, Encontros e Caminhos e Convênio Educação Ambiental e Cultura “Linha Ecológica” são alguns dos compromissos que já estão firmados e devem ter continuidade em 2020.

O presidente frisa que novidades também são aguardadas para o próximo ano com a Itaipu. “A equipe do Conselho dos Lindeiros está preparada para assumir novos desafios com trabalho e fortalecimento”, ressalta.

Para ele, o envolvimento dos municípios, Câmaras de Vereadores e demais entidades é importante na busca pela concretização dos objetivos.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente