Municípios Educação para a vida

Proerd vai formar 750 estudantes em Marechal Rondon em 2019

Desde que o projeto foi reimplantado no município, em março de 2017, após longo período de inatividade, mais de mil alunos do 5º ano de escolas públicas e colégios particulares participaram do programa, comprometendo-se ficar longe das drogas e da violência (Fotos: Divulgação)

 

Com um largo sorriso no rosto e olhos cintilantes. Foi assim que a soldado Larisa Chambely Balko, que é educadora social do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Marechal Cândido Rondon, iniciou a entrevista para falar das ações do projeto no município. São notórios o entusiasmo e o carinho com que fala das atividades. Ela é instrutora desde 2018, porém, o projeto foi reimplantado no município em março de 2017, após longo período de inatividade.

 

O QUE É?

Casa do Eletricista – TORNEIRAS ELÉTRICAS

O Proerd é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

O Proerd consiste em uma ação conjunta entre a Policia Militar, escolas e família, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões entre estudantes e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à pratica de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

 

MARECHAL RONDON

Em Marechal Rondon o programa é desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná, através do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, e recebe apoio do Poder Público municipal, através da Secretaria de Educação.

Conforme a chefe da pasta, Marcia Winter da Mota, o município oferece todo o apoio de logística, bem como agendamento das aulas, apostilas, certificados, organiza o evento de formatura, entre outros. Segundo ela, o projeto é de extrema importância para a formação da criança e do adolescente. “A cartilha do Proerd trabalha vários temas, especialmente os relacionados à formação de caráter. Isso tem uma importância muito grande. Mas devemos lembrar também que a família é a primeira escola dos jovens. Os pais também têm a responsabilidade de educar e orientar seus filhos para as escolhas certas. O programa é só uma pequena parte, e é com a família que deve ter continuidade, mostrando bons exemplos”, enfatizou.

 

Soldado Larisa Chambely Balko, educadora social do Proerd em Marechal Rondon: “É um programa muito importante que traz efeitos bastante positivos”

 

METODOLOGIA

No município o programa tem como foco as turmas de 5º anos das escolas municipais e particulares. Larisa menciona que o objetivo é a prevenção primária, quando os alunos iniciam a adolescência e o risco de que lhes sejam oferecidas drogas é maior.

A instrutora destaca que neste 1º semestre o Proed levou para sala de aula, em dez encontros, o Currículo Proerd denominado “Caindo na real”, que consistiu em lições que visam preparar as crianças a fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, levando estratégias adequadas para dizerem não ao mundo obscuro das drogas e da violência, tornarem-se também bons cidadãos, através da prática do bem ao próximo. “O foco principal é o combate às drogas, mas também tratamos sobre autoestima, autoconfiança para que elas possam dizer não às drogas. É importante elas saberem o que são e o que causam, mas também precisam ser autossuficientes para negarem caso lhes forem oferecidas. Temos lição sobre comunicação, posicionamento sobre a sociedade, bullying, rede de ajuda a quem elas podem confiar caso lhes for oferecido ou feito algo, entre outros”, comenta.

Um assunto que desperta a curiosidade dos alunos é o trabalho da Polícia Militar. Larisa diz que as crianças têm curiosidade em saber mais sobre o tema. “Nós desmistificamos um pouco a visão que muitas vezes lhes é passada de que a polícia é autoritária e repreensiva. Levamos a informação de que nossa função é defender a população e que a polícia é alguém em que podem confiar. Eles passam a nos ver de forma diferente”, ressalta.

 

FORMATURA NO 1º SEMESTRE

Em 2018, 650 alunos foram formados pelo Proerd em Marechal Rondon. Em 2019 esse número deve chegar a 750. No dia 19 de junho, a Polícia Militar do Paraná, através do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, realizou no auditório Ecos da Liberdade – Igreja de Deus a formatura de 350 estudantes das redes municipal e particular de ensino do município.

A formatura contou com a presença de autoridades municipais e militares, lideranças, policiais, professores, diretores de escolas, estudantes e pais dos alunos formandos.

Também compareceu ao evento a Banda Proerd, de Ponta Grossa.

 

No dia 19 de junho aconteceu a formatura de 350 alunos referente ao projeto desenvolvido no 1º semestre de 2019

 

2º SEMESTRE

No primeiro semestre foram atendidas dez escolas: escolas municipais Comandante Luís Augusto Morais Rêgo (Porto Mendes), Floriano Peixoto (Iguiporã), 25 de Março, Julia Wanderley (Novo Horizonte), Almirante Barroso (Curvado), Jean Piaget, Waldomiro Liesen, 25 de Julho e os colégios particulares Rui Barbosa e Martin Luther.

No segundo semestre serão atendidas as escolas municipais Érico Veríssimo, São Roque, Ana Paula, Bento Munhoz da Rocha Neto, Criança Feliz, São João Batista, Antônio Rockenbach, Presidente Costa e Silva (Margarida), Osvino Weirich e a particular Colégio Cristo Rei/Alfa.

A reunião com os pais será no dia 29 de agosto, no pavilhão do Colégio Cristo Rei/Alfa. Já a formatura acontecerá no dia 28 de novembro, no Auditório Ecos da Liberdade, às 19 horas, quando devem ser formar 400 alunos.

 

CONTINUIDADE

Conforme Larisa, o Proerd deve ter sequência nos próximos anos em Marechal Rondon. “É visível os efeitos positivos que esse projeto alcança. A retribuição do programa é muito grande. Temos o carinho dos alunos e conseguir despertar isso é a nossa maior recompensa”, finaliza.

 

Estudantes que se destacam na produção de texto sobre o programa são premiados na solenidade de formatura

 

O Presente

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail.

Rua Minas Gerais, 633 - Centro
Marechal Cândido Rondon - PR
(45) 3254-1842


29/05/2020

Das 23h do dia 29
às 07h do dia 30


Farmácia Farmaútil
Avenida Rio Grande do Sul, nº 820


29/06/2020

Das 23h do dia 29
às 07h do dia 30


Farmácia Farmaplus
Avenida Maripá, nº 3320


29/07/2020

Das 23h do dia 29
às 07h do dia 30


Farmácia Super Popular
Rua 7 de Setembro, nº 706


29/08/2020

Das 23h do dia 29
às 07h do dia 30


Farmácia Preço Popular
Rua Tiradentes, nº 564


29/09/2020

Das 23h do dia 29
às 07h do dia 30


Farmácia Prev Farma
Rua Independência, nº 1855


29/10/2020

Das 23h do dia 29
às 07h do dia 30


Farmácia Farmavidda
Rua Cabral, nº 982


29/11/2020

Das 23h do dia 29
às 07h do dia 30


Farmácia Droga Raia
Avenida Maripá, nº 132


29/12/2020

Das 23h do dia 29
às 07h do dia 30


Farmácia do Povo
Rua Tiradentes, nº 613
TOPO