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Municípios Itaipu/PTI

Programa de Governança Municipal realiza 1ª etapa de formação com municípios da Amop

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Programa de formação e Desenvolvimento de Controladores internos é uma das ações de capacitação do projeto de Governança Municipal (Foto: Divulgação)

 

O projeto de Governança Municipal, um convênio entre a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), foi criado com o objetivo de apresentar as melhores práticas de gestão orçamentária, financeira, fiscal e de contabilidade no âmbito do setor público, para funcionários públicos da região, melhorando a gestão e aplicação de recursos por parte dos municípios.

A primeira etapa deste projeto iniciou na manhã de quinta-feira (29), no Centro de Treinamento da Itaipu, atendendo contadores e controladores de várias prefeituras da Amop em um curso de formação com o analista de finanças do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó. O evento se estende até esta sexta-feira (30), seguindo o tema: “Entendendo as mudanças na contabilidade aplicada no setor público”.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Marcos Stamm, participou da cerimônia de abertura e deu boas-vindas aos convidados. Para Stamm, a responsabilidade da gestão pública, com eficiência, é importante para a Itaipu, e por isso, “criamos o programa para ser um instrumento de desenvolvimento na região, de apoio aos municípios”, destacou.

Mário Antônio Cecato, diretor financeiro executivo da Itaipu, salientou que oferecer qualificação aos municípios, e contribuir para as boas práticas na gestão pública é um compromisso da Itaipu assumido com os municípios da região onde a usina está inserida. “Este é apenas o primeiro de uma série de cursos de formação que irão ocorrer, com apoio da Itaipu, do PTI e da Amop, por meio do Programa de Governança Municipal”, disse.

O Programa atende os 54 municípios que compreendem a Amop e capacita, atualmente, em torno de 1870 alunos, entre todas as prefeituras deste eixo. Outros três treinamentos para contadores e controladores serão realizados, marcados para dezembro deste ano, fevereiro e março de 2019.

“Temos muitos municípios pequenos na região com dificuldades de capacitar seus controladores e contadores e o Governança Municipal tem esse importante papel”, ressalta Luciano Scherer, gestor do Programa de Governança Municipal.

Para o diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, o projeto é uma forma de promover o desenvolvimento sustentável na região. “É uma formação que leva o nome da Itaipu e do PTI no desenvolvimento do território, por meio da capacitação de gestores públicos para que tenham melhor gestão, melhor rendimento dos recursos recebidos, revertendo em melhores serviços para a sociedade”, avalia Callado.

 

Com assessoria

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