Fale com a gente

Municípios De segunda a quinta-feira

Projeto “Biblioteca em Casa” é promovido em Mercedes

Publicado

em

Diretora de Cultura, Vaniela Marcon da Silva: “É um projeto não somente para as crianças, mas para toda a família, até porque o acervo da biblioteca é bem diversificado” (Foto: Divulgação)

O Departamento de Cultura de Mercedes, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está realizando o projeto “Biblioteca em Casa” com o objetivo de proporcionar momentos de leitura para as crianças e famílias durante a pandemia de Covid-19, a fim de desenvolver o hábito da leitura, interação com histórias e livros, aumento do vocabulário, conhecimento e potencial cognitivo, além do acesso a diversos tipos de leitura.

Uma das novidades é a Sacola da Leitura, que poderá ser retirada na Biblioteca Cidadã Saber Sem Fronteira de segunda a quinta-feira, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Nas terças-feiras o horário é estendido até as 19 horas. “Esse horário diferenciado está pautado no fato de que os pais, principalmente das escolas municipais, a cada 15 dias vão até as escolas para retirar as atividades de seus filhos e gostaríamos que a essas atividades também fosse agregado um livro a fim de tornarmos essas crianças leitoras”, comenta a diretora de Cultura, Vaniela Marcon da Silva, acrescentando: “O horário estendido é justamente porque nas terças que as escolas estão fazendo atendimento de entrega de materiais, então, um incentivo a mais para a retirada de livros”.

Quem não possui cadastro deve apresentar RG e CPF e fazê-lo no momento de retirada dos livros. O telefone de atendimento da biblioteca é o (45) 3256-8068.

A diretora de Cultura diz que muitas interações nesse momento de pandemia estão acontecendo de forma virtual e a leitura é uma maneira de interação. “Buscamos resgatar nesse projeto o que é palpável, no caso os livros, e neste sentido há toda uma segurança e cuidado para que os livros sejam levados em segurança para as casas dos leitores e assim retornem para que as pessoas que vão fazer os novos empréstimos também tenham essa segurança”, ressalta.

Conforme Vaniela, a entrada na biblioteca é permitida somente para maiores de 18 anos. “Todos precisam usar máscara. Tem tempo limitado para ficar na biblioteca, somente até escolher o livro e é necessário fazer uso de álcool gel”, expõe.

Na hora da devolução dos livros, de acordo com a diretora de Cultura, além deles serem higienizados, permanecem separados sete dias antes de voltar para a prateleira para novos empréstimos. “Vale destacar que é um projeto não somente para as crianças, mas para toda a família, até porque o acervo da biblioteca é bem diversificado”, enaltece.

Ela comenta que em parceria com o Projeto Piá foram confeccionadas sacolas exclusivas para o projeto, as quais são entregues para todos que comparecem fazer o empréstimo de livros. “Convidamos toda a população para passar na biblioteca e fazer o empréstimo do seu livro e ter uma ótima leitura”, conclui.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente