Municípios 874 inscritos

Projeto Futsal Lindeiro supera expectativa inicial de participação

Turma de Pato Bragado: inspiração nos craques do Paraná (Fotos: Divulgação)

 


Criançada participante do projeto em Santa Helena: cidade conta com 65 participantes, que treinam no Ginásio Municipal

 

Em quase quatro meses, 874 crianças e adolescentes de municípios do Oeste do Paraná e de Mundo Novo (MS) já estão inscritos no Projeto Futsal Lindeiro, apoiado pela Itaipu Binacional. O número é 75% superior à previsão inicial, fixada em 500 participantes. Dados como esses foram apresentados na última sexta-feira (6), na reunião de avaliação do projeto. O encontro ocorreu no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), na Itaipu.


Rogério Miranda, no encontro de avaliação do projeto

 

“O Futsal Lindeiro é uma ferramenta importante de inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. E o resultado do projeto vem mostrando isso”, avaliou o assistente da Diretoria Administrativa de Itaipu, Rogério Miranda. Também participaram do encontro autoridades municipais da região e representantes da Itaipu Binacional, entre eles, o gestor do projeto, Francisco Cabaleiro, assessor da Diretoria Administrativa de Itaipu.

Aspecto social e esportivo


Em Itaipulândia, são 45 atletas, entre meninos e meninas. Os treinos são no Ginásio Irineu Luiz Friedrich

 

Desde março, o projeto atende de forma gratuita à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, dos 10 aos 15 anos de idade. Hoje, a iniciativa está em 16 municípios – 15 deles no Estado do Paraná e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul.

A ideia é promover inclusão social, lazer, terapia ocupacional e educação. Os inscritos e as inscritas são divididos em três categorias: 10-11 anos, 12-13 anos e 14-15 anos.  Para participar, é necessário estar matriculado e frequentar a escola. Além das aulas, os alunos participam de competições e de avaliações para atuar em times de futsal.

“Pode parecer uma modalidade simples, mas é muito rica para desenvolver nossos adolescentes. E essa é uma das nossas missões de Itaipu”, avaliou Tércio Albuquerque, assessor da Diretoria Geral Brasileira. Na reunião de sexta-feira, ele representou o diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm. Para ele, o esporte tem um papel fundamental na vida das pessoas, porque ajuda a desenvolvê-las tanto intelectualmente quanto fisicamente.

Adesão positiva


Turma de Pato Bragado: inspiração nos craques do Paraná

 

O Futsal Lindeiro é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa do Oeste do Paraná em parceria com as prefeituras, o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e a Itaipu. O trabalho inclui oficinas e o fornecimento do material de apoio.
Atualmente, o projeto é aplicado em 16 municípios: Ramilândia, Serranópolis do Iguaçu, Terra Roxa, Medianeira, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Guaíra, Diamante do Oeste, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Foz do Iguaçu e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul.

São Miguel do Iguaçu e Medianeira contam com o maior número de participantes. São 80 crianças e adolescentes em cada município. Depois estão Mundo Novo (75), Pato Bragado (74), e Santa Helena (65).


Os atletas de Mundo Novo, onde o número de inscritos é de 45

Medianeira teve um algo engajamento ao programa: são 80 atletas

Em Guaíra, são 35 atletas participantes

 

Com informações Itaipu

TOPO