Fale com a gente

Municípios Teste

Projeto prevê instalação de pontos de oxigênio para pacientes com Covid-19 em Cascavel

Publicado

em

Projeto tem como objetivo desafogar sistema hospitalar, em Cascavel (Foto: RPC/Reprodução)

A Secretaria de Saúde de Cascavel está com um projeto que prevê a instalação de 10 pontos de oxigênio para pacientes com a Covid-19, a partir desta quarta-feira (10), para um período de teste.

De acordo com o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, os primeiros pontos serão instalados em um dos centros de Atenção Psicossocial Alcool e Drogas (Caps), com uma equipe médica de apoio 24 horas.

Para receber atendimento com auxílio do oxigênio, os pacientes precisam ser encaminhados para os pontos estabelecidos pelas equipes de saúde. Os profissionais identificarão quem precisa do suporte, mas ainda não tem necessidade de leito.

Em caso de agravamento do quadro de saúde, o paciente será encaminhado para o hospital, segundo a secretaria.

O objetivo do projeto é tentar desafogar o sistema hospitalar e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cascavel, que está sobrecarregado por causa da pandemia do novo coronavírus.

“Nós, nesse momento, não temos um leito sequer, para internar qualquer paciente que seja. Nem no sistema público e nem no privado. A Covid tomou conta em nossa região e em Cascavel. Então nós precisamos conseguir alguma outra maneira de dar suporte àqueles pacientes que ainda estão no início das suas manifestações pulmonares, que não conseguem acesso nesse momento e que irão, invariavelmente, utilizar um leito de UTI daqui a pouco”, explicou o secretário.

Caso a iniciativa dê certo, novos pontos poderão ser instalados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidade de Saúde da Família (USFs).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes que serão levados para esses pontos são pessoas no início da infecção, que estão começando a ter a insuficiência respiratória e que poderiam precisar de um leito de UTI no futuro.

A intenção do município é que o infectado use a medicação via oral nesse ponto de oxigênio na dosagem correta e consiga se recuperar antes de precisar de um leito.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até esta terça-feira (9), Cascavel registrou 25.825 casos confirmados do novo coronavírus e 390 mortes pela Covid-19. A cidade está com 817 casos ativos da doença.

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente