Municípios Encontro União Faz a Vida

Quatro-pontenses participam de encontro para debater futuro da educação

A iniciativa integra profissionais que trabalham com os programas, que são referências na educação integral de crianças e adolescentes (Foto: Divulgação)

Curitiba recebe nesta quarta-feira (24) mais uma edição do Encontro Interestadual dos programas A União Faz a Vida (PUFV) e Cooperjovem, coordenados pela Sicredi e Sescoop/PR, respectivamente. O evento reúne duas mil pessoas, entre colaboradores das cooperativas envolvidas e educadores de todo Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Quatro Pontes é representado pela secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, além das educadoras e coordenadoras dos programas no município, Angélica Fridrich, Maria Elena Koch, Roselene Deves, Claudete Montipo e Patrícia Vonmulhen, bem como a gerente da Sicredi de Quatro Pontes, Elaine Sanders.

A iniciativa integra profissionais que trabalham com os programas, que são referências na educação integral de crianças e adolescentes, contribuindo para despertar a essência do cooperativismo e valorizando a formação de uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora.

Casa do Eletricista – RETOMA

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, esclarece que o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cantinho Feliz e a Escola Municipal Dona Leopoldina participam dos programas com a realização de diversos projetos. “Eles são muito importantes no município, pois tem o propósito de melhorar cada vez mais a educação. Estamos contribuindo com sua transformação. Esses encontros também são essenciais porque são apresentadas novidades e os palestrantes nacionais ofertam um conhecimento sem igual”, conta.

Ela ainda destaca: “Agradecemos à Sicredi pela parceria, assim como a Copagril, no desenvolvimento dos programas. O União Faz a Vida foi implantado no Cmei e o Cooperjovem na escola. Ambos contribuem muito com a cooperação dos alunos e isso eleva a qualidade educacional. Nossa missão é preparar para o mundo e educar com o coração”, assegura.

 

Cinema

Na edição deste ano, realizada no grande auditório do Teatro Positivo, os convidados são transportados para o mundo do cinema. Com o tema “Festival Cine Educação – Luz, Câmera, Transformação”, o evento pretende mostrar que as histórias de muitos profissionais que lutam por educação de qualidade poderiam render um filme e inspirar novas ações.

 

Palestras

A palestra de abertura foi com Leticia Lyle, mestre em Desenvolvimento Curricular e Educação Inclusiva pelo Teachers College da Columbia University (EUA), pedagoga e especialista em ensino e aprendizagem de competências socioemocionais. Também participará como palestrante o arquiteto, empreendedor social e fundador do Instituto Elos, organização não-governamental que trabalha para o empoderamento de pessoas para a construção de espaços com mais qualidade de vida, Edgard Gouveia Júnior. Num outro momento, com apoio da Escola de Criatividade de Curitiba, professores terão a oportunidade de compartilhar, durante 15 minutos, ideias que inovaram e foram protagonistas de projetos que impactaram suas escolas e comunidades, durante o 15×15.

 

Outros 

O evento ainda engloba um aulão/zumba movies e momento chamado “Provóquios – O educador sendo protagonista da sua própria história”.

 

Com assessoria

TOPO