Fale com a gente

Municípios Safra frustrada

Quatro Pontes decreta estado de emergência em virtude da estiagem

Publicado

em

Técnicos e membros de entidades ligadas ao setor agrícola, bem como representantes de instituições financeiras e de associações do interior, além de autoridades e lideranças, se reuniram para discutir o assunto (Foto: Divulgação)

Técnicos e membros de entidades ligadas ao setor agrícola, bem como representantes de instituições financeiras e de associações do interior, além de autoridades e lideranças, estiveram reunidos na última sexta-feira (27), na Prefeitura de Quatro Pontes, para debater a situação crítica vivida pelo setor agrícola após cerca de 30 dias de estiagem.

De acordo com o secretário de Administração, vice-prefeito Tiago Hansel, os efeitos gerados pela seca frustraram a safra agrícola de verão em todo o município. Como consequência deste desastre natural, destaca o gestor, estão danos materiais e ambientais, bem como prejuízos econômicos e sociais.

Em vista desse cenário, e após a apresentação de um relatório feita por representantes de instituições sobre os prejuízos causados em função da quebra da safra, foi decretada “situação de emergência” em Quatro Pontes.

“Após ouvir as orientações técnicas de bancos, de cooperativas, de agroindústrias, decidiu-se por decretar esse estado, a partir do qual é possível viabilizar benefícios para os agricultores e certas facilidades para o município”, ressalta Hansel, acrescentando: “Foi uma decisão unânime, considerando que a economia do nosso município depende da agricultura, é economicamente agrícola”.

 

Proagro

Segundo levantamento realizado, cerca de 70% dos produtores quatro-pontenses já encaminharam o Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária), que garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais, como estes, vividos no presente momento.

“Tão logo o decreto entre em vigor, os agricultores deverão ter algumas vantagens junto às instituições financeiras do município como forma de auxílio para suprir possíveis prejuízos ocasionados pela seca”, comenta o vice-prefeito.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente