Fale com a gente

Municípios Prêmio Cidades Excelentes

Quatro Pontes é a melhor do Paraná em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública

Publicado

em

(Foto: Vanderleia Kochepka)

Quatro Pontes está entre os municípios paranaenses que mais se destacaram na cerimônia de entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila. Os vencedores da etapa estadual da edição 2021 foram revelados na noite de ontem (21), em cerimônia no auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Por excelência na gestão pública, Quatro Pontes é o vencedor em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública e na categoria geral, inscrito no grupo menor ou igual a 30 mil habitantes. Na categoria geral, Mercedes e Entre Rios do Oeste também eram finalistas. Já na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, Flórida e Iguaraçu eram finalistas com Quatro Pontes.

O prefeito João Laufer afirma com grande emoção que “recebemos a premiação com muito orgulho. Sou muito grato à população maravilhosa que temos. Nossa cidade é pequena e nova, pois tem apenas 29 anos. Então, receber um prêmio assim é muito gratificante. Aos parceiros e munícipes agradeço de coração. A nossa gestão faz a diferença porque governamos com alegria. Esse é o nosso diferencial”.

Prêmio

A premiação, realizada pela primeira vez neste ano, reconhece e incentiva propostas de gestão pública que procurem melhorar a qualidade de vida nos municípios. As cidades são premiadas em seis categorias: geral, eficiência fiscal, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e desenvolvimento socioeconômico.

Em cada categoria foram premiados três municípios, divididos segundo seu tamanho: até 30 mil habitantes, 30 mil a 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. No total, foram 18 vencedores na etapa regional do prêmio. Quatro Pontes agora segue para a etapa nacional, que ocorrerá em novembro, em Brasília, com os finalistas dos demais estados.

 

Avaliação

Para indicar os finalistas, o Instituto Aquila avaliou os 5.570 municípios brasileiros com indicadores específicos em cada categoria. Na categoria infraestrutura foram avaliados a oferta de serviços coletivos urbanos, o percentual de abastecimento de água e a frota de veículos por habitante.

Na saúde, indicadores como cobertura estratégica de saúde da família, expectativa de vida e número de leitos e profissionais da saúde por habitantes. No desenvolvimento socioeconômico, em que Quatro Pontes é vencedor, leva-se em conta o PIB per capita, o índice GINI, a porcentagem da população economicamente ativa empregada, entre outros.

Na educação, critérios como analfabetismo, expectativa de anos de estudo e gastos em educação. Já na eficiência fiscal, porcentagem de endividamento, autonomia fiscal, investimento per capita e índice de transparência. Por fim, na geral, na qual Quatro Pontes também é vencedor, é levado em conta uma média de todas as categorias.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente