Fale com a gente

Municípios SAÚDE QUATRO PONTES

Quatro Pontes realiza Dia D de vacinação contra o sarampo

Publicado

em

Foto: Divulgação

Com o foco de imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), Quatro Pontes realizou, por meio da Secretaria de Saúde, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo no sábado (19). Durante todo o dia, o Centro de Saúde prestou atendimento.

A enfermeira da epidemiologia, Maíra Cristina Risse, explica que foram administradas oito doses da vacina SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e cinco doses de reforço da vacina dT – tétano, que estavam em atraso e foram identificadas devido à conferência das carteirinhas de vacinação de pais que trouxeram os filhos. “Duas crianças com atraso de esquema vacinal de rotina foram atendidas e as doses administradas, atualizando, assim, a caderneta. Dois adolescentes estiveram no Centro de Saúde para vacinar contra o HPV. As doses contra o sarampo foram realizadas em adultos que estão na cobertura da campanha, mas não fazem parte do público-alvo desta etapa. Pode-se dizer que é resultado do trabalho desenvolvido pelo Centro de Saúde desde agosto, mês em que o município realizou um Dia D de atualização de vacinas, quando o foco também era o sarampo e por isso a maioria das crianças está com a vacina em dia. Vale ressaltar que a campanha abrange adultos até 49 anos. Ontem (21), mais sete doses foram feitas”, diz.

A campanha teve início no último dia (07) e segue até o próximo dia 25. Deste modo, o Centro de Saúde atende diariamente das 08 ao meio-dia e das 13h30 às 17h30.

Declarações

As declarações de vacinas para matrícula escolar já estão sendo dispensadas pela Sala de Vacina. Por conta disso, mais de 70 pessoas também passaram pelo Centro de Saúde no sábado. Elas não realizaram a vacina contra o sarampo porque a situação estava em dia, sendo apenas disponibilizada a declaração.

Segunda Etapa

Uma segunda etapa está prevista para iniciar no dia 18 de novembro, contemplando jovens de 20 a 29 anos, que não estão com a caderneta de vacinação em dia, encerrando no dia 30 do mesmo mês, quando também acontecerá o Dia D.

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente