Municípios A partir de segunda-feira

Quatro Pontes terá retomada presencial gradual das atividades culturais e esportivas

Reuniões presenciais com os professores, colaboradores, instrutores e funcionários da secretaria estão sendo realizadas desde o início da semana para discussão dos métodos para a retomada das atividades (Foto: Vanderleia Kochepka )

Mediante aprovação do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 (Comitê Covid-19), Quatro Pontes fará, a partir de segunda-feira (03), a retomada presencial gradual de parte das atividades dos Departamentos de Cultura e de Esportes. O Plano de Retorno das Atividades Presencias do Departamento de Cultura e Esportes foi apresentado ontem (30) pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes aos membros do Comitê Covid-19, na Casa da Cultura, reunindo, ainda, o prefeito João Laufer, diretores de ambos os departamentos e os professores.

Para a elaboração do plano, vários aspectos foram considerados pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. O planejamento está baseado nas orientações da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), através de um documento norteador para a retomada da educação. Por meio do decreto municipal nº 029/2020, de 19 de março, as atividades escolares, culturais e esportivas foram suspensas por tempo indeterminado, como medida de prevenção à propagação da Covid-19.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

Conforme a secretária Araceli Tauchert, já são quatro meses sem atividades escolares, culturais e esportivas, as quais, segundo ela, fazem parte da rotina de aproximadamente 50% da população quatro-pontense e são de suma importância para a saúde psíquica e mental, pois promovem socialização, convívio e exercício físico.

Araceli diz que desde o início da semana aconteceram reuniões presenciais com os professores, colaboradores, instrutores e funcionários da secretaria, ocasião em que foram discutidas as formas e os métodos para uma retomada gradual das atividades e cada professor, a partir da prática da sua oficina, elaborou o método mais seguro para o retorno das atividades presenciais.

 

PROTOCOLOS

De acordo com a secretária, as equipes terão que seguir protocolos de medidas para prevenir a propagação da Covid-19. “Todos os profissionais ligados à cultura e ao esporte estão orientados sobre como proceder na retomada gradual presencial. Os professores irão contatar as famílias, explicando como serão as aulas e repassando todas as informações necessárias, visto que o número de alunos por aula será reduzido, bem como o tempo”, informa, acrescentando: “Em relação à educação, está sendo feito um plano de retorno com previsão para setembro. Todos os municípios que integram a Amop estão sendo organizados para isso, mas por enquanto as aulas presenciais continuam suspensas”.

Sobre as quadras e parques públicos, Araceli explica que ainda não serão liberados. “Demos um primeiro passo com as atividades da cultura e esportes, mas tudo precisa ser bem planejado. Por isso, vamos manter fechados esses espaços”, expõe.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO