Ford Ranger 2021 + Territory
Copagril – Compras no Site
Municípios Educação ambiental

Quatro Pontes vai receber caminhão itinerante da Expedição do Conhecimento

(Foto: Divulgação)Projeto foi exposto para cerca de 90 gestores públicos de 48 municípios do Oeste do Paraná e Mundo Novo (Mato Grosso do Sul) na última sexta-feira (27), em Foz

A Prefeitura de Quatro Pontes firmou parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Itaipu Binacional para receber a visita do caminhão itinerante da Expedição do Conhecimento, que visa uma educação ambiental mais participativa e eficaz. No veículo, com 15 metros de extensão, é feito um roteiro pedagógico e interativo com uma série de atividades. A ação inclui ainda um planetário móvel e óculos de realidade virtual. O documento foi assinado na última sexta-feira (27) pela secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert.

No encontro, junto ao Ecomuseu da Itaipu, em Foz do Iguaçu, o projeto foi exposto para cerca de 90 gestores públicos de 48 municípios da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e Mundo Novo (Mato Grosso do Sul). Quatro Pontes foi representado pela diretora do Departamento de Ensino, Jiane Spengler, além da diretora do Departamento de Meio Ambiente, Rosa Maria Sulzbach, e da diretora da Escola Municipal Dona Leopoldina, Leila Adams.

Casa do Eletricista – NÃO PAGUE AR

A abordagem do roteiro pedagógico da Expedição do Conhecimento, com conteúdos sobre água, energia e sustentabilidade, é pensada com base nas temáticas de atuação da usina. Assim, a iniciativa busca unir esses assuntos com o dia a dia na sociedade e na natureza.

 

ATIVIDADES

Ainda durante o encontro, a equipe que executa o projeto detalhou as 20 atividades que compõem o roteiro aos representantes dos municípios. A ideia é que durante o dia sejam feitas visitas guiadas com os técnicos para alunos de instituições de ensino públicas e particulares. Nos outros períodos o caminhão e as outras estruturas ficarão à disposição da comunidade. O tempo que o projeto ficará disponível vai depender do público de cada cidade, podendo variar entre três e cinco dias.

 

CONTRAPARTIDA

Para receber a Expedição do Conhecimento, a Itaipu e o PTI solicitam aos municípios contrapartida como segurança 24 horas, primeiros socorros, instalações elétricas e locais adequados para garantir o pleno funcionamento de todas as estruturas do projeto. Não há custo financeiro aos municípios.

 

EXPEDIÇÃO DO CONHECIMENTO

O projeto foi lançado no início do mês, durante o Show Rural Coopavel. São mais de 20 atividades de educação ambiental oferecidas em um caminhão-baú e tendas de apoio. Cada sessão tem capacidade para dez pessoas. A visita começa com um panorama sobre todas as formas de energia, desde o sistema solar até a energia das células humanas. O visitante também tem contato com um telescópio solar, uma maquete demonstrando como funciona uma casa sustentável e jogos interativos. Na parte interna do caminhão-baú estão informações sobre biomas, rios voadores, o ciclo da água e a importância do sol como fonte primária de energia.

Em um dos pontos do circuito o visitante aprende como é possível gerar energia limpa e iluminar uma cidade pedalando numa bicicleta. Óculos de realidade virtual também levam o público a uma imersão na Mata Atlântica, um dos biomas brasileiros. Todo o roteiro foi planejado com acessibilidade, com elevador e piso tátil, visando à inclusão.

 

Com assessoria

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO