O município de Toledo recebeu nesta quarta-feira (24) o anúncio de um conjunto de investimentos do Governo do Estado que somam R$ 74.050.715,94. Os recursos foram apresentados durante visita do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Hussein Bakri, ao Paço Municipal.
Além dos investimentos, foi apresentada a lei estadual sancionada pelo governador Ratinho Junior que autoriza a criação do 14º Batalhão de Bombeiro Militar em Toledo. A medida amplia a estrutura da corporação no município e prevê reforço do efetivo para atendimento de Toledo e da região Oeste.
O pacote de recursos contempla R$ 11,5 milhões para recapeamento urbano em importantes vias da cidade, aproximadamente R$ 62 milhões para a construção de três novas escolas estaduais, nos bairros Jardim Bressan, Jardim Filadélfia/Pancera e Orquídeas/Coopagro, além de R$ 260.325,62 para climatização do Ginásio de Esportes Euzébio Garcia e R$ 290.390,32 para reforma do Campo Pedroso.
As obras de recapeamento contemplarão trechos das avenidas Ministro Cirne Lima, Parigot de Souza, Ignácio Lothário Klassmann, Maripá, Senador Attílio Fontana, José João Muraro, Nossa Senhora de Fátima e Roberto Fachini.
Obras simultâneas
O prefeito Mario Costenaro destacou que os investimentos acompanham o crescimento do município e fazem parte de um planejamento voltado à ampliação da infraestrutura e dos serviços públicos. Segundo ele, Toledo vive um período de execução simultânea de obras em diversas áreas e os resultados são fruto do trabalho conjunto entre administração municipal, Câmara de Vereadores, servidores públicos e sociedade organizada.
“Estamos falando de investimentos que chegam diretamente às pessoas. As estradas melhoram a mobilidade e o escoamento da produção, as escolas ampliam a capacidade de atendimento e contribuem para a qualidade da educação, os investimentos na saúde fortalecem os serviços prestados à população e agora avançamos também na segurança pública. Toledo cresce e precisa estar preparada para esse desenvolvimento. O que estamos colhendo hoje é resultado de planejamento, projetos e parcerias construídas com o Governo do Estado”, afirmou.
Hussein Bakri ressaltou que a criação do 14º Batalhão de Bombeiro Militar representa um marco para a segurança pública local e informou que o próximo passo será buscar recursos para a construção de uma estrutura compatível com a nova unidade. “O batalhão por si só já traz uma série de benefícios. Conversamos com o comando da corporação e Toledo deverá receber um efetivo superior ao inicialmente previsto. Agora nossa luta é garantir a estrutura física necessária para atender a importância que a cidade possui. Além disso, Toledo vive um momento muito positivo, com investimentos superiores a R$ 74 milhões em áreas estratégicas para o seu desenvolvimento”, afirmou.
Mais efetivo
Durante o encontro, o deputado também anunciou que, ao término do atual curso de formação da Polícia Militar, o município receberá mais 10 policiais militares para reforçar o efetivo local.
O vereador Professor Oséias afirmou que a criação do batalhão representa a concretização de uma demanda histórica da comunidade e abre caminho para novas melhorias na estrutura do Corpo de Bombeiros. “É um sonho antigo não apenas da corporação, mas de toda a cidade. O reconhecimento de Toledo como sede de batalhão cria perspectivas para ampliação do efetivo, novas estruturas físicas e melhores condições de atendimento. Somado aos investimentos em educação, infraestrutura e saúde, é mais uma conquista importante para o município”, disse.
A vereadora Marli Costa ressaltou a importância da criação do batalhão para o fortalecimento da segurança pública. “A gente vinha debatendo essa questão desde o ano passado e buscando apoio para que Toledo pudesse avançar nessa pauta. Ouvimos dos próprios bombeiros que a criação do batalhão era fundamental para garantir crescimento da estrutura e novas conquistas para a corporação. É uma notícia importante para Toledo e para toda a região”, destacou.
Mais eficiência
O coronel do Corpo de Bombeiros, Jesuíno Dalponte, destacou que a nova unidade terá impacto positivo para Toledo e para os municípios atendidos pela corporação. Segundo ele, a transformação da unidade em batalhão permitirá crescimento gradual da estrutura operacional, com aumento de efetivo, ampliação de unidades e melhoria da capacidade de resposta às ocorrências. “É uma conquista que vai refletir diretamente na qualidade do atendimento prestado à população de Toledo e da região”, afirmou.
Também participaram do ato os vereadores Marcos Zanetti, Jairo Cerbarro e Ricardo Santos; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Ademir Kopeginski; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Ernani Magnabosco; a representante do Núcleo Regional de Educação, Nadeje Emmel Muhlbeier; a presidente do Conseg Rural, Juciely Tonial; integrantes do Corpo de Bombeiros, secretários municipais e servidores.
Com assessoria
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp