Fale com a gente

Municípios Regional de Saúde

Região já teve dez mortes por câncer de boca nesse ano

Publicado

em

Diretora da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Nissandra Karsten: “O câncer de boca é mais comum em homens” (Foto: Arquivo/OP)

 

Desde segunda-feira (05), até amanhã (09), é lembrada a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca com o objetivo de chamar a atenção da população para o tema.

De acordo com a diretora da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Nissandra Karsten, o câncer de boca é mais comum em homens e pode afetar tanto os lábios, quanto a língua e demais estruturas da cavidade oral. “Hábitos simples como não fumar e não beber e boa higiene oral diminuem a chance de desenvolver essa doença”, destaca.

Segundo ela, na região Oeste do Paraná, no ano passado foram realizados 147 internamentos por câncer de boca e adjacências. “Destes, 18 evoluíram para óbito”, informa.

Em 2018, até o último mês, comenta Nissandra, foram registradas dez mortes. “Recomenda-se que os pacientes fiquem atentos a feridas no lábio, especialmente em pessoas de pele branca. Além disso, feridas que demoram a cicatrizar na parte interna das bochechas, língua ou palato (céu da boca). A consulta regular com o dentista, pelo menos a cada seis meses, também é de suma importância”, orienta.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente