Fale com a gente

Municípios Energias renováveis

RenovaPR e IDR apresentam vitrine de biogás e biometano no Show Rural

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de energias renováveis e a adoção da geração própria de energia renovável pelos produtores rurais, o IDR-Paraná realizará dois eventos no Show Rural Coopavel 2024. “Sensibilizar os suinocultores e produtores de leite a construir biodigestores, tratar os dejetos animais, gerando energia pelo biogás e realizando a adequação ambiental das propriedades será a prioridade do RenovaPR neste ano”, informa o coordenador de Energias Renováveis e do RenovaPR no IDR-Paraná, Herlon Almeida. “Nossas ações no Show Rural vão nessa linha e mostrarão ao público que isso é investir com segurança, sabedoria e bom retorno econômico”.

Em estande próprio do RenovaPR será apresentada uma metodologia dinâmica de som e imagem em 3D, conhecida como uma vivência eletrônica em cinco minutos em uma sala escura na qual são projetadas as imagens acompanhadas de som e locução. Denominada Vitrine do Biogás e Biometano, esse estande receberá os participantes que vão se revezando e permitindo que todos saiam com uma visão ampla do que é o uso de biodigestores para tratar dejetos animais e gerar energia.

Nas imagens serão mostrados alguns modelos de biodigestores, as possibilidades de uso do biogás – energia térmica substituindo lenha, gerando energia elétrica ou transformado em biometano para uso na mobilidade veicular – e as vantagens de transformar os dejetos passivos ambientais em dinheiro nas diversas formas de energia. O estande, que estará localizado no ambiente de áreas do IDR-Paraná e funcionará de segunda a sexta-Feira, das 8h às 17h, é uma parceria entre o Sistema Faep/Senar, Cibiogas, Alvarez & Marsal com o Instituto de Desenvolvimento Rural.

Dia do Biogás

O Dia do Biogás será na terça-feira (06), das 14h às 17h, no Auditório Ocepar/Unicom, onde serão apresentados cases de projetos que estão funcionando e dando resultado econômico e vantagens ambientais aos produtores rurais. Tanto projetos individuais como coletivos, como o de Toledo, no Oeste, e o de Salgado Filho, no Sudoeste. Também serão levadas as informações necessárias de linhas de crédito e os benefícios do Programa RenovaPR para quem deseja tomar a decisão de implantar biodigestores.

As apresentações do Dia do Biogás no Show Rural são para produtores rurais, profissionais e departamentos técnicos de cooperativas e integradoras de proteína animal, especialmente os suinocultores, produtores de leite e avicultores. Além desse espaço inovador para o setor, o IDR-Paraná vai demonstrar outras tecnologias voltadas para o agricultor visitante, sendo a área de agroecologia, produção de tilápias, produção de grãos de forma sustentável, lançamento de cultivares, pecuária leiteira, a raça Purunã, o IDR-Digital, barracão da agroindústria familiar, fruticultura, olericultura, artesanato, turismo rural, proteção de nascentes, saneamento básico dentre outras. O IDR-Paraná conta com uma equipe de mais de cem profissionais no evento.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente