Fale com a gente

Municípios Quatro Pontes

Rodas de conversa trabalham prevenção ao suicídio e valorização à vida com estudantes

Publicado

em

Fotos: Divulgação

Trabalho de prevenção ao suicídio foi realizado com todas as turmas do Colégio Estadual Quatro Pontes, integrando a campanha Setembro Amarelo. No educandário, ocorreram rodas de conversa de cunho preventivo. A ação, promovida de 23 a 30 de setembro, foi uma parceria entre o colégio e as psicólogas do município: Miguela Hanke – Secretaria de Desenvolvimento Social, Janaiara Wesseling – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Andrieli Bonissoni – Núcleo de Saúde da Família (NASF).

Realizada por turma, a atividade possibilitou a participação dos alunos e abordou a valorização da vida, mostrando que a realidade e o sofrimento de cada um são importantes, de forma que os estudantes pudessem aprender a redimensionar os problemas, encarar as adversidades da vida e buscar ajuda emocional quando necessário, sem se preocupar em ser julgado.

Conforme as profissionais, a percepção do suicídio como forma de findar o sofrimento pode estar atrelada a diversas dificuldades enfrentadas no decorrer da vida. “Destacamos a importância de reconhecer quem se encontra em um momento difícil e ter a percepção de que existem outras alternativas para lidar com a situação”, dizem.

Diante disso, elas ressaltaram a importância da informação, que possibilita a prevenção. Também pontuaram sobre os serviços disponíveis para buscar auxílio profissional, como o Centro de Valorização à Vida (CVV), o qual dispõe de atendimento 24 horas através do telefone 188, além de enfatizarem a relevância de buscar auxílio especializado, com psicólogo e/ou psiquiatra.

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente