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Rodovias estaduais da região passam por recuperação e manutenção

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Um investimento de quase R$ 210 milhões (Foto: Divulgação)

Mais de 1.400 quilômetros de rodovias estaduais na região Oeste do Paraná receberão melhorias nos próximos anos. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) firmou cinco contratos para obras de conservação, recuperação e manutenção de 137 trechos de estradas. O investimento inicial será de R$ 210 milhões e o prazo para execução é de três anos.

Dois programas contemplam as melhorias nas estradas da região: Programa Conservação e Recuperação Descontínua com Melhoria do Estado do Pavimento (CREMEP) e o Programa Conservação de Pavimento (COP). Eles abrangem todas as rodovias, entre elas a PR 585, PR 239, PR 317 e a PR 182. As empresas venceram as licitações e já iniciaram os serviços nas vias com maior urgência.

O superintendente regional Oeste do DER, Marcus Vinícius Pereira Arantes, explica que as empresas começaram a execução do contrato pelos trechos considerados prioritários pelo departamento, especificados nos editais. “São as rodovias de maior tráfego e em pior condições”, detalha.

 

Aditivos

Para atender completamente e adequadamente as rodovias, o DER já identificou que será preciso ampliar os contratos. “São editais antigos, gerando alguns problemas nos contratos. Porque a nota de serviço, que avalia a necessidade de intervenção nas rodovias tem um atraso em relação à licitação. Passou muito tempo e as condições das rodovias pioraram, exigindo mais serviços”, explica o superintendente.

“A capa da rodovia não muda, mas um local que antes precisava fazer somente uma frenagem, por exemplo, agora virou buraco e precisa de uma remendo. Somente as chuvas desses últimos meses pioraram consideravelmente as estradas. São várias situações que precisam ser adequadas e que dependem de mais recursos”, exemplifica o engenheiro.

Arantes detalha que em alguns trechos o aditivo passa dos 25% do valor, que é o limite estipulado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Isso exigirá, agora, um entendimento entre os órgãos. “Estamos seguindo a parte legal, fiscal, mas também técnica. Não podemos jogar dinheiro fora e fazer somente o serviço contratado e fazer uma capa em cima de um buraco, por exemplo. Vamos buscar atender adequadamente a necessidade atual”.

 

Solução

Enquanto buscam esse entendimento para a complementação dos contratos, as empresas irão realizar as obras conforme o orçamento disponível. “Estamos realizando um levantamento para determinar a situação atual das rodovias e as necessidades complementares. Esperamos ter a liberação para fazermos os aditivos e realizar todos os serviços, uma vez que são reparos e conservações. Buscamos viabilizar a manutenção de qualidade das rodovias”, finaliza.

 

Em destaque: PR-585, PR-239, PR-317 e a PR-182

 

Com assessoria

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