Fale com a gente

Municípios Projeto ousado

Rua coberta dá cara nova ao centro de Pato Bragado; inauguração deve acontecer em fevereiro

Publicado

em

Mesmo sem ter sido inaugurado, espaço já caiu no gosto da população. Nobre, charmosa e moderna, estrutura será utilizada para a promoção de eventos e realização da feira do produtor. Expectativa é de que a inauguração aconteça em fevereiro (Foto: O Presente)

Um dos projetos mais ousados encabeçado pela Prefeitura de Pato Bragado está sendo finalizado: a rua coberta. Mesmo não tendo sido inaugurado ainda, o espaço de lazer destinado aos munícipes e visitantes já caiu no gosto da população, que vê a obra como algo positivo para o município.

Para o prefeito Leomar Rohden (Mano), a rua coberta valorizou principalmente o centro da cidade. “Foram feitas viagens para outros locais, a fim de se inspirar e se informar sobre uma rua coberta. E agora temos essa estrutura que causará um impacto positivo na utilização, durante o ano, por parte da associação comercial nas feiras, por parte das igrejas em seus eventos e assim por diante”, evidencia.

Na opinião do mandatário, a Praça Municipal Luiz Dalcanalle Filho, localizada ao lado da rua coberta e que atualmente passa por obras de revitalização, ficará ainda mais em evidência. “A praça será valorizada com a rua coberta, e eu espero que o comércio, a indústria, os prestadores de serviço, enfim, a nossa população como um todo sejam valorizados também”, enaltece.

Segundo o prefeito, apesar da obra não estar 100% finalizada, o impacto já é bastante positivo. Ele diz que há planos de utilização do espaço para a promoção de eventos e realização da feira do produtor. “Muitas pessoas poderão visualizar essa estrutura”, salienta, acrescentando: “Nossa obra certamente valorizará todas as residências. O espaço que temos próximo à praça e próximo à rua coberta com certeza será valorizado em razão dessas duas obras que são importantíssimas”, avalia.

Prefeito Leomar Rohden (Mano): “A praça, que está ao lado da rua coberta, será valorizada, e eu espero que o comércio, a indústria, os prestadores de serviço, enfim, a nossa população como um todo sejam valorizados também” (Foto: O Presente)

 

INVESTIMENTO

De acordo com Mano, o valor investido na rua coberta ainda não foi fechado, em razão de algumas pendências. “Mas imaginamos chegar em R$ 1,5 milhão, com recursos próprios do município”, comenta. “A revitalização da praça também está sendo feita com verba da municipalidade, e nessa primeira etapa estão sendo construídas e realizadas melhorias. Na Avenida Willy Barth será feito um aumento para que os comerciantes possam usar mais um espaço, assim como as pessoas, para que elas possam se sentir mais seguras”, menciona.

Praça Luiz Dalcanalle Filho está fechada com tapumes até a finalização das obras de revitalização (Foto: O Presente)

Parquinho com acessibilidade para portadores de necessidades especiais é uma das melhorias implantadas na praça (Foto: O Presente)

Interior da rua coberta, que está liberada para estacionamento durante o dia (Foto: O Presente)

 

INAUGURAÇÃO OFICIAL

A expectativa, conforme o prefeito, é de que a obra da rua coberta esteja concluída em 30 dias. “Nós queríamos inaugurar no ano passado, porém não foi possível, mas esperamos que dentro de poucos dias possamos inaugurar, porque já usamos o espaço no ano passado em duas oportunidades”, expõe. “Além do evento de Natal realizado pelo Provopar, na virada do ano houve um público bastante grande na rua coberta, então estamos muito ansiosos para poder passar oficialmente este espaço para o uso da comunidade”, amplia.

 

ESCOLA BENEFICIADA

A diretora da Escola Municipal Marechal Deodoro, Marceli Fritzen de Moura, entende que a construção da rua coberta agrega pontos positivos à escola. “É um espaço amplo, onde todos os professores poderão fazer suas atividades com os alunos, como gincanas, atividades lúdicas, brincadeiras, e até junto com as famílias. Então, esse espaço ao lado da escola agrega muitos pontos positivos”, pontua.

Outro aspecto apontado pela diretora é que a rua coberta favorece o estacionamento dos pais, quando deixam seus filhos na escola. “Temos também ao lado da rua coberta nossa praça, toda renovada, onde o parquinho tem acessibilidade para as crianças com necessidades especiais, e usamos muito. Vemos a participação das famílias, onde a escola também usa o parquinho e a praça”, evidencia.

Diretora da Escola Municipal Marechal Deodoro, Marceli Fritzen de Moura: “É um espaço amplo, onde todos os professores poderão fazer suas atividades com os alunos, como gincanas, atividades lúdicas, brincadeiras, e até junto com as famílias” (Foto: O Presente)

 

ESPAÇO PARA A CULTURA

Conforme o diretor de Cultura de Pato Bragado, Nicolas de Lima, a intenção é promover na rua coberta vários espetáculos e eventos. “No fim do ano passado ela já foi usada para a realização do show do réveillon, e teremos vários espetáculos”, comenta, acrescentando: “Temos nosso Centro Cultural, que é um espaço grande e traz muitos benefícios para os munícipes. E agora também poderemos trazer os nossos espetáculos para a rua coberta, para que ela seja usado de uma forma mais cultural”, enaltece.

Dentre as atividades culturais programadas, Lima destaca as festividades do aniversário do município, realizadas no dia 18 de junho. Nesse dia, tradicionalmente ocorre a quermesse cultural, onde vários artistas do município se apresentem e os visitantes podem adquirir produtos produzidos pelos munícipes.

Diretor de Cultura, Nicolas de Lima: “Agora podemos trazer nossos espetáculos para a rua coberta, para que ele seja usado também de uma forma mais cultural” (Foto: O Presente)

 

VISITA AOS COMÉRCIOS

Outro que enaltece a rua coberta é Giovane Maineri, proprietário da farmácia À Saúde, localizada em frente à praça. “Eu acho que a cidade ficou mais bonita e vai atrair mais pessoas. Percebemos que a praça, antes mesmo da remodelação, já recebia bastante visitantes pela beleza dela. As pessoas vêm e elogiam, então isso só vem a agregar. Mais visitantes, mais pessoas, mais gente circulando. E ficou muito bonito agora, com a rua coberta, depois da remodelação feita ficará muito atrativo. As pessoas vêm, se aglomeram, visitam o comércio, e isso tudo traz um aspecto bem positivo”, opina.

Empresário Giovane Maineri: “As pessoas vêm, se aglomeram, visitam o comércio, e isso traz um aspecto bem positivo” (Foto: O Presente)

 

INCENTIVO DA ACIBRA

Já o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pato Bragado (Acibra), Marcio Schons, entende que a construção da rua coberta vai proporcionar mais qualidade de vida ao munícipe, por ser um ambiente agradável. “A Associação Comercial sempre foi apoiadora e cobradora dessa obra, principalmente para melhorar a realização dos eventos do município. Então, hoje, temos a certeza de que qualquer evento que seja feito fora do Parque de Exposições, que é um dos locais mais apropriados, não tem mais a insegurança do clima, tanto para as ações do município, sejam ela sociais ou festividades, como também as atividades voltadas ao comércio”, frisa.

Schons projeta a possibilidade de promover uma feira ponta de estoque, prestigiando o novo espaço. “Como a Acibra também é uma apoiadora dos orgânicos, agora em dias chuvosos os produtores já têm um local adequado para montarem a feirinha. Eu acredito que essa feira vai crescer muito com esse ambiente, pela melhoria, pela comodidade e por ser um ambiente mais agradável. Em pouco tempos eles vão conseguir expandir o funcionamento da feira do produtor, onde podem oferecer comidas feitas no campo, por produtores de orgânicos”, aposta.

Presidente da Associação Comercial (Acibra), Marcio Schons: “A Associação Comercial sempre foi apoiadora e cobradora dessa obra, principalmente para melhorar a realização dos eventos do município” (Foto: O Presente)

 

VALORIZA OS IMÓVEIS

Corretor de imóveis no município, Sérgio Luis Spies também é da opinião que tanto da rua coberta quanto a praça revitalizada vão proporcionar uma valorização da região central de Pato Bragado. “Eu percebo que qualquer melhoria feita, tanto na cidade quanto no interior, faz as pessoas se interessam mais pelo município. No passado muitas pessoas saiam de Pato Bragado em busca de Marechal Cândido Rondon ou outras cidades, e hoje percebo várias pessoas de fora vindo para cá pela beleza que a cidade oferece”, observa.

Para ele, a rua coberta é um chamativo e embeleza a cidade. “Dá um ar de uma cidade organizada, e valoriza o turismo também. Estou construindo um prédio de oito andares que fica praticamente ao lado da rua coberta, e percebo que o imóvel já está valorizado”, aponta Spies.

Corretor de imóveis Sérgio Spies: “Percebo que qualquer melhoria feita, tanto na cidade quanto no interior, faz as pessoas se interessam mais pelo município” (Foto: O Presente)

O Presente

Copyright © 2017 O Presente